Revoredo #65: Diversidade da viola caipira abrange tradições populares e novas linguagens sonoras

Sexteto Pedra Lispe e Makely Ka vão da música de concerto às novas linguagens sonoras urbanas

 15/12/2022 - Publicado há 1 ano
Revoredo - USP
Revoredo - USP
Revoredo #65: Diversidade da viola caipira abrange tradições populares e novas linguagens sonoras
/

Revoredo desta semana apresenta o sexteto Pedra Lispe e Makely Ka. O sexteto Pedra Lispe é formado por Alexandre Bittencourt, na flauta, Rudá Brauns, no Bandolim, Pedro Messina, no violão, Maria Clara Valle, no violoncelo, e Diego Zangado, na percussão. No álbum Rio Aberto, Makely Ka traz composições inspiradas em rios, córregos e veredas de Minas, Goiás e Bahia, região do Grande Sertão.

O sexteto Pedra Lispe é um grupo de música instrumental fundado em 2005, que se propõe levar ao público um repertório com elementos associados às tradições populares e outros ligados à música de concerto, de forma a serem complementares.

Makely Ka incorpora um componente crítico e reflexivo em sua produção artística. Com poética musical própria, o violeiro mistura elementos da trova e do aboio de herança ibérica às novas linguagens sonoras urbanas, como o rap, indo do despojamento da poesia marginal ao rigor formal da poesia concreta.

Neste episódio, são apresentadas as músicas: Corrente; Ponteado; Música; Na sombra da Asa Branca; Batistério; Paracatu; Urucuia; Jequitaí; Paraopeba; Carinhanha; Rio do Sono; Das Velhas; Verde e Pardo.

Ficha Técnica: Produção e apresentação: Maestro José Gustavo Julião de Camargo Coprodução e edição: Rádio USP Ribeirão Preto

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.