Revoredo #61: Viola caipira vai do clássico ao romanceiro popular nordestino

Os trabalhos de Vinícius Muniz e Laís de Assis equilibram diferentes universos musicais e culturais

 17/11/2022 - Publicado há 1 ano     Atualizado: 22/11/2022 as 11:34
Revoredo - USP
Revoredo - USP
Revoredo #61: Viola caipira vai do clássico ao romanceiro popular nordestino
/

Revoredo desta semana apresenta os trabalhos de Vinícius Muniz e Laís de Assis. Músico, produtor e pesquisador Vinícius Muniz, no álbum J.S. Bach: Viola Brasileira, realizou traduções inéditas das obras de Johann Sebastian Bach para viola caipira. A proposta do trabalho é buscar uma abordagem específica na obra de Bach a partir das técnicas e linguagens contemporâneas da viola caipira.

O resultado, afirma o maestro José Gustavo Julião de Camargo, “é uma sonoridade que busca equilibrar dois universos culturais e musicais em questão”. De um lado a obra de Bach, “monumental na história da música ocidental”, do outro a sonoridade da viola caipira e “suas ligações com a cultura tradicional dos interiores do Brasil”.

A violeira pernambucana Laís de Assis reverencia o feminino, rompendo barreiras da viola caipira. No primeiro álbum, Ressemântica, com 13 faixas, a violeira celebra o feminino com a poesia de Graça Nascimento, no canto ancestral das mulheres da aldeia indígena Tuxá e pela rabeca assinada por Renata Rosa.

Além disso, em suas obras, traz a cultura do romanceiro popular nordestino, conhecido como literatura de cordel. São folhetos que guardam arte e literatura por meio de poesias e xilogravura, assim como da música e do canto de seus versos acompanhados pela viola ou rabeca.

Neste episódio, são apresentadas as músicas: Violin Partita No. 3 in F major, BWV 1006: I. Preludio; Violin Partita No. 3 in F major, BWV 1006: II. Loure; Violin Partita No. 3 in F major, BWV 1006: III. Gavotte en Rondeau; Violin Partita No. 3 in F major, BWV 1006: IV. Menuet I; Violin Partita No. 3 in F major, BWV 1006: V. Meneut II; Violin Partita No. 3 in F major, BWV 1006: VI. Bourrée; Violin Partita No. 3 in F major, BWV 1006: VII. Gigue; Goldberg Variations, BWV 988: Aria; Goldberg Variations, BWV 988: Variation 1 a 1 Clavier; Maria Bonita; Galo de ouro; Espelhos; Sede; Bacamarte; O baile e Ponteada.

Ficha Técnica: Produção e apresentação: Maestro José Gustavo Julião de Camargo Coprodução e edição: Rádio USP Ribeirão Preto

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.