Revoredo # 6: A viola caipira de Osni Ribeiro

Violeiro mistura composições autorais e clássicos da música regional paulista

 21/10/2021 - Publicado há 2 anos
Revoredo - USP
Revoredo - USP
Revoredo # 6: A viola caipira de Osni Ribeiro
/

O Revoredo desta semana apresenta a viola caipira de Osni Ribeiro. Além de violeiro, Ribeiro também é cantor e compositor, apaixonado pela música e pela cultura caipira.  Aos 10 anos, Ribeiro ganhou o primeiro instrumento, uma craviola, “uma estilização do violão, projetada pelo violonista Paulinho Nogueira, desenvolvida e fabricada pela Gianinni”. O instrumento tinha doze cordas, o que deixava a sonoridade semelhante à da viola. 

Quando aprendeu os primeiros acordes, descobriu que “as músicas caipiras eram muito fáceis de tocar”, conta, o que o aproximou ainda mais do instrumento. Mas, Ribeiro sempre admirou a viola caipira, optando por ela. Com quase quatro décadas de carreira, construída combinando o universo caipira e a música brasileira contemporânea, o violeiro já tocou em diversos festivais pelos estados do Brasil.

Neste episódio do podcast são apresentadas as músicas: Pescaria rio abaixo; O trenzinho do caipira; Trem da serra; Sambando no cateretê; Rabiola; Quase folia; Tristeza do jeca; Choro caipira; … do caipira; São João Pedro; Pagode do China; Porto da Ribeira e Trem da serra/ São João Pedro/Tocaia.

Ficha Técnica: Produção e apresentação: Maestro José Gustavo Julião de Camargo Coprodução e edição: Rádio USP Ribeirão Preto

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.