Revoredo #55: Duos de viola caipira vão do jazz ao ponteado

Duo Catrumano e duo formado por André Moraes e César Petená apresentam a variedade musical da viola caipira

 06/10/2022 - Publicado há 1 ano
Revoredo - USP
Revoredo - USP
Revoredo #55: Duos de viola caipira vão do jazz ao ponteado
/

Revoredo desta semana apresenta dois duos de viola caipira, o duo Catrumano, e o duo formado por André Moraes e César Petená. “Catrumano é uma expressão que significa caipira matuto. É o caipira dos caipiras. A pessoa menosprezada até mesmo pelo sertanejo”, conta o maestro José Gustavo Julião de Camargo.

O duo Catrumano é formado por Elias Kopcak e Rodrigo Nali, que exploram a viola caipira e trazem um tom de jazz e blues, interpretando grandes compositores como Renato Andrade, Zeca Collares, Levi Ramiro, Almir Sater, Tião Carreiro e Ivan Vilela. A dupla foi formada em 2009 e, em 2014, lançou o primeiro álbum, intitulado Duo Catrumano, com 12 faixas.

O trabalho da dupla André Moraes e César Petená contempla a variedade musical da viola caipira com foco em composições instrumentais de diversos violeiros do Brasil, tanto da época de ouro das duplas caipiras como da atual explosão de novos instrumentistas e compositores. Os músicos mostram as diversas afinações ponteados e características singulares da viola caipira.

No podcast desta semana tem as músicas:  Jeca na estrada; Brincando com as crianças; Piedade; Canção de Alcipe; Corumbá; Tema de viola; Chorosa; Farra mineira; Prelúdio dos pássaros; Papo de viola; Cavalgada; Terminando em Chapada; seleção de pagodes de Valdomiro Neres Ferreira; Pagode do velho e Violinha fandangueira.

Ficha Técnica: Produção e apresentação: Maestro José Gustavo Julião de Camargo Coprodução e edição: Rádio USP Ribeirão Preto

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.