Revoredo #54: Violeiros paulistas marcaram história da cultura nacional

Bambico foi fundamental na criação do pagode de viola e Nestor da Viola se destaca na viola caipira instrumental

 29/09/2022 - Publicado há 2 anos
Revoredo - USP
Revoredo - USP
Revoredo #54: Violeiros paulistas marcaram história da cultura nacional
/

Revoredo desta semana apresenta o trabalho de Bambico e Nestor da Viola. Domingos Miguel dos Santos, o Bambico, nasceu em Taciba, Estado de São Paulo, no dia 22 de junho de 1944. Filho do Senhor Miguel José dos Santos e de Dona Emília Angélica de Jesus, “Bambico foi, sem dúvida, o verdadeiro artista nas artimanhas dos ponteios de viola”, diz o maestro José Gustavo Julião de Camargo.

Segundo o maestro, o violeiro foi de “fundamental importância” na criação do ritmo do pagode de viola. Tendo músicas gravadas por várias duplas de violeiros, Bambico faleceu em 31 de julho de 1982, com apenas 38 anos de idade.

Nestor da viola, nome artístico de Antônio Francisco, nasceu em Birigui-SP no dia 13 de novembro de 1938. Em 1950, começou a atuar artisticamente na Rádio Clube de Birigui, apresentando-se com o irmão Arlindo Francisco; a dupla recebeu o nome artístico de Tunico e Arlindo. Em 1960, com a mudança do irmão, a dupla se desfez, mas retornou em 1967 com um novo nome: Nestor e Nestorzinho. Além do trabalho com a dupla, Nestor assumiu o nome artístico de Nestor da Viola e passou a apresentar trabalhos de viola caipira instrumental.

No podcast desta semana, acompanhe as músicas:  Violinha barulhenta; Azulão do Reino Encantado; A viola é meu futuro; Meu recanto; Ela e o cavalo; Sanfoneiro folgado; Boiadeiro apaixonado; moda da mula preta; Baião da serra grande; Sarita; Brincando com a viola; Ferreirinha na viola; Jogo do amor; Saudade; Minha vez de cantar; Cavalo Enxuto; Eu acho é bom; Pé quente; De papo para o ar; Cabocla Tereza; Mourão da Porteira; Piracicaba; O astronauta; Função de Violeiro; Canta viola; Origem da vida; Sorriso da viola; Longa caminhada; Retirada; Boiadeiro errante; Rainha do Paraná; Lembrança; Mulato; Rei do café e Saudade de Matão.

Ficha Técnica: Produção e apresentação: Maestro José Gustavo Julião de Camargo Coprodução e edição: Rádio USP Ribeirão Preto

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.