Revoredo #52: Viola caipira passeia do rock ao erudito, passando pelo cordel

Victor Gulin e Laís de Assis apresentam obras autorais e interpretações na viola caipira

 15/09/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 19/09/2022 as 10:54
Revoredo - USP
Revoredo - USP
Revoredo #52: Viola caipira passeia do rock ao erudito, passando pelo cordel
/

Revoredo desta semana apresenta o trabalho de Victor Gulin e Laís de Assis. Violeiro e compositor, Gulin interpreta na viola caipira desde rock até concertos de músicas eruditas. Filho do violeiro Rogério Gulin, toca o instrumento desde os nove anos de idade.

Laís de Assis é pernambucana e, em sua obra, reverencia o feminino, rompendo barreiras da viola caipira. Nas composições traz a cultura do romanceiro popular nordestino, conhecido como literatura de cordel. Além de violeira, Laís também é violonista, arranjadora, arte-educadora, pesquisadora e mestre em Etnomusicologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

No episódio desta semana, confira as músicas: Rosa vermelha; Extremosa rosa; Armorial; Hojas al viento; Acanguçu; Lacuticho; Tempestade; Seca; Santa Cecília; Carreirando; Coragem; Entre luas e auroras; Terra vermelha; Centelha; Morada; Cortando caminho e Frevo para um carnaval que não passou. 

Ficha Técnica: Produção e apresentação: Maestro José Gustavo Julião de Camargo Coprodução e edição: Rádio USP Ribeirão Preto

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.