Revoredo #51: Hugo Linns apresenta álbum “Atemporal”

Novo trabalho do violeiro pernambucano é dedicado ao frevo, ritmo musical e dança folclórica brasileira

 08/09/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 12/09/2022 as 10:40
Revoredo - USP
Revoredo - USP
Revoredo #51: Hugo Linns apresenta álbum “Atemporal”
/

Revoredo desta semana apresenta a obra Atemporal, de Hugo Linns. O trabalho é dedicado ao frevo, ritmo musical e dança folclórica brasileira. O ritmo é baseado na fusão dos gêneros marcha, maxixe, dobrado e polca; a dança é influenciada pela capoeira. O frevo foi decretado Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Unesco em 2012 sob a designação Frevo: Arte do Espetáculo do Carnaval do Recife.

E Hugo Linns, jovem violeiro pernambucano, busca, com seu trabalho, novas possibilidades para a viola nordestina e brasileira, em texturas e sonoridades. O músico cresceu ouvindo as melodias características do Nordeste, desde de sua formação inicial como musicista no Conservatório Pernambucano de Música. Pertencente à nova geração pernambucana, Linns traz em seu repertório o universo da música cabocla do Nordeste, devido ao aprendizado que obteve dos cantos indígenas, os coquistas, os cirandeiros, os cantadores de viola e os rabequeiros de Pernambuco. Com uma mistura rica e autêntica, sua obra tem uma sonoridade peculiar e inovadora para a viola.

No podcast desta semana, confira as músicas de Hugo Linns: Voltei Recife; Hino da Pitombeira; Cabelo de fogo; Vassourinhas; Frevo mulher; Hino dos batutas de São Jose; Hino do elefante; Bom Sebastião e Mordendo a língua.

Ficha Técnica: Produção e apresentação: Maestro José Gustavo Julião de Camargo Coprodução e edição: Rádio USP Ribeirão Preto

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.