Revoredo #50: Violeiros paulista e mineiro homenageiam a cultura brasileira

Fábio Porte e Fernando Sodré imprimem pluralidade à viola caipira

 25/08/2022 - Publicado há 2 anos
Revoredo - USP
Revoredo - USP
Revoredo #50: Violeiros paulista e mineiro homenageiam a cultura brasileira
/

Revoredo desta semana apresenta os trabalhos dos violeiros Fábio Porte e Fernando Sodré. O violeiro paulista Fábio Porte começou sua carreira solo em 2012, como cantor de música regional e de raiz, trazendo em seu repertório a música tradicional brasileira.

Com músicas que homenageiam a pluralidade da cultura do Brasil, Porte introduziu a viola caipira no ritmo do choro, popularmente conhecido como chorinho, um dos mais originais estilos de música.

O mineiro Fernando Sodré aprendeu seus primeiros acordes no violão, durante a infância, com o pai. Conhecido por universalizar a viola caipira, o violeiro já tocou com Hamilton de Holanda, Toninho Horta e Almir Sater. Em seus trabalhos traz músicas autorais e releituras para clássicos de Tom Jobim, Edu Lobo, Garoto e João Pernambuco, com influência de estilos como salsa, funk, bossa, rumba e jazz.

No podcast desta semana tem as músicas: Viajantes; Jacarandá do Brasil; Itaipu; Viola Mato-Grossense; Meu baião; Matuto; Floraux; Calangada; Bocaina; Minas do Sul; Mar e Mãe; Utópica e Revoluções de Fausto.

Ficha Técnica: Produção e apresentação: Maestro José Gustavo Julião de Camargo Coprodução e edição: Rádio USP Ribeirão Preto

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.