Revoredo #49: Violeiros apresentam fusão entre elementos culturais e a viola caipira

Zeca Collares mostra a mistura de diferentes gêneros musicais e a viola; universo rural e tradição oral influenciam obra de Fabrício Conde

Revoredo
Revoredo
Revoredo #49: Violeiros apresentam fusão entre elementos culturais e a viola caipira
/

Revoredo desta semana apresenta os violeiros Zeca Collares e Fabrício Conde. Músico compositor, instrumentista e bacharel em Cinema, Collares mostra em suas composições uma fusão entre a música de raiz brasileira, jazz e elementos contemporâneos.

Com mais de 20 anos de carreira profissional, Collares já dividiu o palco com grandes nomes da música brasileira como Hermeto Pascoal, Pena Branca e Xavantinho, Fernando Deghi, Adelmo Arcoverde, Rogério Gulin, entre outros. Tem vários prêmios na bagagem, o álbum Primavera Mineira foi contemplado, em 2004, com o Prêmio Nacional de Excelência da Viola, na categoria Melhor CD Instrumental.

Natural de Juiz de Fora, em Minas Gerais, o violeiro e contador de histórias Fabrício Conde começou a estudar música com o piano, seu primeiro instrumento. O violão passou a fazer parte de sua vida através das cantigas de roda cantadas e tocadas por sua mãe no sítio da avó, em Boa Vista, onde passou grande parte de sua infância.

Conde aprendeu a admirar e respeitar o ambiente rural, repleto de rezas, simpatias, festas e muitas histórias. Somou-se mais tarde a esse universo da música e da tradição oral o interesse pelos textos de alguns autores como Manuel de Barros Patativa do Assaré, Adélia Prado e Bartolomeu Campos de Queiroz. Ao buscar uma sonoridade que representasse essa vivência, Conde descobriu a afinação e o toque da viola caipira com o Seu Antônio, artista de rua, rezador e violeiro. Assim, a viola caipira e a palavra passaram naturalmente a reger sua vida profissional.

No podcast desta semana tem as músicas: Primavera Mineira; Anjo bom; Peixe-boi; Do quarto de Amanda; Ausência; Sobre as águas; Taboca; Fragmentos; Lamento do cerrado; Quintais de Junho; Rosário na mão; A força do boi e Feira Brasil.

Ficha Técnica: Produção e apresentação: Maestro José Gustavo Julião de Camargo Coprodução e edição: Rádio USP Ribeirão Preto

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.