Revoredo #46: Violeiro Adelmo Arcoverde mostra seu álbum “Convertido”

Músico pernambucano, premiado como arranjador, compositor e instrumentista, preserva cultura da viola nordestina

 28/07/2022 - Publicado há 2 anos
Revoredo - USP
Revoredo - USP
Revoredo #46: Violeiro Adelmo Arcoverde mostra seu álbum “Convertido”
/

O Revoredo desta semana apresenta o álbum Convertido, de Adelmo de Oliveira Arcoverde. Compositor, arranjador, professor e violeiro de Serra Talhada, Pernambuco, Arcoverde conheceu a viola ainda criança através da avó, que ouvia repentistas nordestinos na rádio. Na capital, Recife, conquistou prêmios em festivais como arranjador, compositor e instrumentista.

O violeiro acredita que a viola nordestina não é suficientemente valorizada e, por isso, aprimora seus conhecimentos para preservar essa cultura. Graduado em Direito, Arcoverde também ensina viola e violão no Conservatório Pernambucano de Música.

No podcast desta semana, podem ser conferidas as músicas: Nordestina; A espada encantada do reino colonial; O romance da índia com o bandeirante; Pinotado; Miriam de Abraão; Lamparinas da noite; O convertido; Viola do arco; Saudade do meu chão; Agoniada; Tinindo; Lembranças do paraíso.

Ficha Técnica: Produção e apresentação: Maestro José Gustavo Julião de Camargo Coprodução e edição: Rádio USP Ribeirão Preto

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.