Revoredo #41: “Viola une etnia do Brasil culturalmente”, afirma Cássio Fonseca

Violeiro ribeirão-pretano relembra sua trajetória na música, do cavaquinho à viola caipira

 23/06/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 27/06/2022 as 7:32
Revoredo - USP
Revoredo - USP
Revoredo #41: “Viola une etnia do Brasil culturalmente”, afirma Cássio Fonseca
/

Revoredo desta semana apresenta o violeiro Cássio Fonseca, compositor e professor de viola, natural de Ribeirão Preto e radicado em Jardinópolis. Em entrevista ao podcast, o violeiro conta a relação com a música, que começou em 1996. 

“Eu sempre gostei de música e o meu primeiro instrumento foi o cavaquinho. Então, eu era apaixonado por choro e a vertente do cavaco instrumental”, adianta Fonseca. Formou um grupo de choro e música instrumental junto com outros músicos ribeirão-pretanos. 

Posteriormente, ganhou uma bolsa de estudos no Conservatório Carlos Gomes, em Ribeirão Preto, onde estudava teoria, canto e coral, e, entre os intervalos, ia ver as aulas de violão erudito. Quando viu o “violão tocado daquela maneira, a técnica, as melodias e o conceito de música que, até então, não conhecia, a música dita clássica, erudita”, foi pesquisar sobre o instrumento e começou a migrar do cavaquinho para o violão. 

Em 2012, retomou os estudos no Conservatório Contraponto, período em que passou a mudar o próprio “conceito de música” e a demonstrar interesse pela viola caipira. A formação no violão erudito “abriu a visão” de Fonseca sobre o instrumento “de uma forma mais elementar, erudita e técnica”.  

Em seguida, cursou licenciatura em Música, com a iniciação científica sobre a “viola como instrumento musicalizador”. Para o violeiro, a viola é o instrumento de cordas que “une a etnia do Brasil culturalmente” e tem uma raiz brasileira. 

Neste episódio, o podcast apresenta as músicas: Cajueiro; Lua Cheia; Amadeu; Urutau; Guizo de Cobra; Corgo Preto; Jacarezei; Minas Gerais e Tempos. 

Ficha Técnica: Produção e apresentação: Maestro José Gustavo Julião de Camargo Coprodução e edição: Rádio USP Ribeirão Preto

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.