Revoredo #34: A sonoridade da viola machete

Almir Côrtes apresenta o instrumento utilizado no samba de roda do Recôncavo Baiano

 05/05/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 09/05/2022 as 7:14
Revoredo - USP
Revoredo - USP
Revoredo #34: A sonoridade da viola machete
/

Revoredo dessa semana apresenta a viola machete. O instrumento é uma variante de menor dimensão da viola de dez cordas, utilizada no samba de roda ou samba rural do Recôncavo Baiano. 

Almir Côrtes, músico de cordas dedilhadas e professor do Instituto Villa-Lobos da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), fala sobre a viola machete, “um instrumento que vem, tudo indica, da Ilha da Madeira, chega junto com os portugueses no Recôncavo Baiano”. O músico, que vem do Recôncavo Baiano, da cidade de Santo Antônio de Jesus, diz que, na região, a viola machete “foi lindamente ressignificada pelas mãos dos afrodescendentes que, em meio a tanta dor, luta e trabalho duro e forçado, ainda nos brindaram com essa herança tão linda dos sambas de roda”. 

Júlio Caldas, multi-instrumentista e pesquisador dos instrumentos de corda populares, diz que a viola machete é tradicional do samba-chula, gênero tradicional do Recôncavo Baiano, “um gênero que foi tombado como patrimônio imaterial da humanidade no início do século 21”. Segundo o músico, “a viola funciona fazendo pequenos ostinatos, que são pequenas melodias que se repetem ciclicamente. Geralmente, os acordes são os acordes de tônica e dominante”, o que proporciona várias combinações. 

Neste episódio, o podcast apresenta as músicas: Quero água de beber; Viola meu bem; Marinheiro só; quem matou meu sabiá?; Quando dou minha risada; Tava na beira do rio; Língua de preto; Andaluz; No Pantanal; Couraça; Valsa nº 1; Arame farpado; Alegre; Chula, chulada e Prelúdio BWV 1007. 

Ficha Técnica: Produção e apresentação: Maestro José Gustavo Julião de Camargo Coprodução e edição: Rádio USP Ribeirão Preto

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.