Revoredo #30: O violeiro Chico Lobo e as histórias da viola

O músico conta algumas histórias e mitos sobre violeiros e a viola

 07/04/2022 - Publicado há 2 anos
Revoredo - USP
Revoredo - USP
Revoredo #30: O violeiro Chico Lobo e as histórias da viola
/

O Revoredo desta semana apresenta as músicas do violeiro caipira Chico Lobo. Nascido em São João Del Rei, em Minas Gerais, Chico Lobo relembra a sua infância, quando a Folia de Reis marcava presença em sua casa, o que representou a entrada da viola em sua vida. “Essa folia, eu me lembro muito bem, era uma folia que tinha uma viola antiga, de cravelha de pau, como algumas que eu tenho ali guardada, e depois eu fui aprender com o mestre que para afinar, precisava cuspir ou jogar cachaça na tarracha para a madeira inchar, eu fiquei impressionado com aquele som, então acho que aos sete anos eu fui marcado para ser violeiro.”

Lobo, ainda, conta histórias sobre violeiros e a viola, além de alguns mitos relacionados a essa arte. No programa dessa semana foram apresentadas as músicas: Alma Caipira; Terra firme; Água boa; Fogo vivo; Vento vasto; Matuto; Toque de feira; Lua de sertão; Estradas; Chamamé; Reinado; Sapateio no Lundu; Travessia do Sussuarão; O trenzinho do caipira e Vazante.

Ficha Técnica: Produção e apresentação: Maestro José Gustavo Julião de Camargo Coprodução e edição: Rádio USP Ribeirão Preto

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.