Revoredo #29: História e músicas de Júlio Santin, Reinaldo Toledo e Arnaldo Freitas

Artistas caipiras tocam músicas instrumentais reforçando a cultura popular no país

 31/03/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 08/06/2022 as 10:48
Revoredo - USP
Revoredo - USP
Revoredo #29: História e músicas de Júlio Santin, Reinaldo Toledo e Arnaldo Freitas
/

O Revoredo desta semana apresenta a história de três violeiros instrumentais, Júlio Santin, Reinaldo Toledo e Arnaldo Freitas. Santin, que nasceu no interior de São Paulo, aprendeu a tocar e fabricar seus próprios instrumentos, ele, que também é médico, trabalha para preservar a cultura caipira, valorizando os sentimentos de simplicidade, amor à terra e espírito de mutirão.

Toledo, apesar de nascer em Cássia, Minas Gerais, mudou-se em 2011 para Franca, no interior do Estado de São Paulo, onde trabalhou como educador musical no Projeto Guri, desenvolvendo estudos para o instrumento. Já Freitas, nascido também no interior de São Paulo, em Marília, iniciou-se na música tocando violão aos oito anos de idade. Já desde muito cedo ouvindo os ritmos e participando das festas, bailes e rodas de cantoria de sua família e amigos nas fazendas e na cidade.

Os artistas apresentados nesta edição mostram os inúmeros sons e possibilidades da viola caipira, conhecido também como viola sertaneja e brasileira, instrumento importante para a cultura popular do País.

Os áudios utilizados neste episódio são do Festival Viola da Terra, que apresenta o rico universo da música instrumental de viola caipira, um movimento musical que cresce a cada dia nas capitais do Brasil e no interior dos estados. O Festival, dirigido por João Paulo Amaral, busca trazer a grande diversidade atual da viola e contribuir para equalizar o segmento numa perspectiva inclusiva e não competitiva. Além do violeiro, a equipe também é integrada pelo coordenador de produção Leo Magnin, o assistente de produção Domingos de Salvi, o coordenador de comunicação Leo Yu Marins, o produtor audiovisual Mário Almeida e com os desenhos gráficos do Estúdio Risco.

No programa dessa semana foram apresentadas as músicas: Irapuru; Revoada; Festa do milho; Ternura; Estação das chuvas; Estudo nº 1; Estudo nº 2; Estudo nº 3; Prisma; Várzea; Conversando com Deus; Amanara

Ficha Técnica: Produção e apresentação: Maestro José Gustavo Julião de Camargo Coprodução e edição: Rádio USP Ribeirão Preto

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.