Revoredo #26: A chitarra battente de Francesco Loccisano e a guitarra portuguesa de Pedro Caldeira Cabral

Instrumentos populares em seus países de origem, a chitarra batente e a guitarra portuguesa difundem as tradições da Itália e de Portugal, respectivamente

 10/03/2022 - Publicado há 2 anos
Revoredo - USP
Revoredo - USP
Revoredo #26: A chitarra battente de Francesco Loccisano e a guitarra portuguesa de Pedro Caldeira Cabral
/

O Revoredo desta semana apresenta a chitarra battente ilatiana de Francesco Loccisano e a guitarra portuguesa de Pedro Caldeira Cabral. Os músicos difundem a cultura de seus países através dos instrumentos tradicionais da Itália e de Portugal.

Francesco Loccisano é um músico que se dedica à chitarra battente, também chamada de guitarra italiana, é um instrumento característico da Itália meridional e pertence à família dos alaúdes, com cordas duplas, como a viola caipira.

Derivada da guitarra barroca, a chitarra battente já estava presente no território italiano no século XIV, difundindo-se largamente nos séculos seguintes, especialmente a partir das primeiras décadas do século XVIII, no Lácio e na região da Campânia, quando se torna popular entre os camponeses como instrumento de acompanhamento de canto, já que a afinação produz enorme quantidade de harmônicos que se fundem muito bem com a voz humana. É um instrumento típico da tradição da Basilicata, do Abruzzo, de Molise e da Calábria. Os principais centros de construção do instrumento localizam-se na Calábria.

Pedro Caldeira Cabral, natural de Lisboa, é um compositor e instrumentista que cresceu sob a tradição da prática musical, principalmente da música erudita. Seu primeiro contato com o universo musical foi por meio de interpretações de seus pais para obras de compositores como Henry Purcell, Bach, Mozart, Frédéric Chopin, Franz Schubert e Robert Schumann.

Cabral apresenta a obra Memórias da Guitarra Portuguesa, através do instrumento chamado hoje de guitarra portuguesa, mas que era conhecido até o século XIX em toda a Europa com o nome de cítara. A atual guitarra portuguesa sofreu importantes modificações técnicas no último século: nas dimensões e no sistema mecânico de afinação, tendo, no entanto, conservado a afinação peculiar das cítaras, com igual número de cordas e a técnica do dedilho, própria desse gênero de instrumentos.

Neste episódio do podcast são apresentadas as músicas: Battente italiana; Solstizio il giorno; Solstizio la notte; Il bacio; Chitarrese; Arnia; Il volo dell’angelo; Pavana e Galharda de Alexandre; Pavana V; 8º Verso Do V Tom; Fantasie; Sonata em Sol Maior; Sonata em Dó Menor; Minueto em Fá Maior; Serenata e Variação em Si Menor. 

Ficha Técnica: Produção e apresentação: Maestro José Gustavo Julião de Camargo Coprodução e edição: Rádio USP Ribeirão Preto

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.