Revoredo #24: A viola pantaneira de João Ormond e a viola caipira de Gustavo Silveira Costa

Violeiros se destacam no cenário da música instrumental

 24/02/2022 - Publicado há 2 anos
Revoredo - USP
Revoredo - USP
Revoredo #24: A viola pantaneira de João Ormond e a viola caipira de Gustavo Silveira Costa
/

O  Revoredo desta semana apresenta a viola pantaneira de João Ormond e a viola caipira de Gustavo Silveira Costa. Ormond, violeiro mato-grossense, divulga pelo Brasil afora as riquezas dos ritmos pantaneiros, e Gustavo Silveira Costa, especialista em instrumentos de cordas dedilhas, é reconhecido nacional e internacionalmente pelo talento na viola caipira e violão. 

Considerado um dos novos expoentes da música regional brasileira, João Ormond mistura a música cabocla com a música popular brasileira e destaca a viola como instrumento polivalente e universal através de ritmos da fronteira mato-grossense, como modas e toadas, chamamés e guarânias. Além de violeiro, também é compositor, pesquisador e historiador formado pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). 

Além de músico, Gustavo Silveira Costa é docente da USP, sendo o responsável pelas disciplinas de violão e viola caipira no Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Como solista ao violão e à viola caipira já atuou frente às diversas orquestras no País. Foi premiado em concursos de interpretação no Brasil, na França e obteve o segundo prêmio em dois dos mais prestigiados concursos internacionais da Espanha, o XXIV Certamen Internacional de Guitarra Andrés Segovia e o XXXVII Certamen Internacional de Guitarra Francisco Tárrega. 

Neste episódio do podcast são apresentadas as músicas: Rapsódia pantaneira; Nas barrancas do Rio Paraguai; Flor de camalote; O menino da porteira; Rei do gado; Jacaré açu; Ponta de areia; Romaria; Lamento sertanejo; São Jorge; Cantiga; Mourão; Aria e Revoredo.

Ficha Técnica: Produção e apresentação: Maestro José Gustavo Julião de Camargo Coprodução e edição: Rádio USP Ribeirão Preto

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.