Revoredo #161: O som da viola feminina com Laís de Assis e Fabiola Beni

Violeiras apresentam referências populares e influência de grandes nomes da viola

 Publicado: 31/10/2024 às 18:00
Revoredo - USP
Revoredo - USP
Revoredo #161: O som da viola feminina com Laís de Assis e Fabiola Beni
/

O Revoredo desta semana apresenta as violas de Laís de Assis e Fabiola Beni, violeiras com influências da música popular e de grandes nomes da moda de viola.

Laís de Assis é violeira, violonista, arranjadora, pesquisadora e arte-educadora, especialista em viola de dez cordas e violão popular pelo Conservatório Pernambucano de Música, e tem como fonte de inspiração o universo popular nordestino. Em 2018 Laís foi indicada ao Prêmio Mimo de Música Instrumental.

Já Fabiola Beni passou pelo violão, guitarra e cavaquinho antes de chegar à viola. Possui influência de rodas de viola, festas de São João e Santos Reis, além de gêneros musicais como MPB, soul music e blues. Além disso, a violeira apresenta influências de nomes como Helena Meirelles, Almir Sater e Ricardo Vignini, de quem foi aluna. Antes de seguir carreira solo, Fabiola já participou de diferentes grupos musicais com diversas formações.

Neste episódio foram tocadas as músicas: Coragem; Entre Luas e Auroras; Terra Vermelha; Centelha; Morada; Cortando Vento; Frevo para um Carnaval que Não Passou; Ponteada; A Dama de Espadas; Ser Tão Complexo; Doma Bruta; Marimbondo; Na Varanda; Rio Grande e Noite de Causos.

Ficha Técnica: Produção e apresentação: Maestro José Gustavo Julião de Camargo Coprodução e edição: Rádio USP Ribeirão Preto

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.