Revoredo #10: O grupo Quarteto Enredado explora novas possibilidades sonoras

Grupo musical é formado por Claryssa Pádua, Ronaldo Sabino, Daniel Palermo, e Gabriel Terra

 18/11/2021 - Publicado há 2 anos
Revoredo - USP
Revoredo - USP
Revoredo #10: O grupo Quarteto Enredado explora novas possibilidades sonoras
/

Revoredo desta semana apresenta o Quarteto Enredado. O grupo é formado por Claryssa Pádua, no violão, Ronaldo Sabino, na viola caipira, Daniel Palermo, na guitarra, e Gabriel Terra, no contrabaixo acústico.

A proposta do quarteto é criar uma experiência musical de pluralidade sonora com uma música instrumental brasileira, autoral e arranjada. Misturando músicos e instrumentos de origens e formações diferentes, de caráter tanto popular quanto erudito, o grupo dedica-se a explorar novas possibilidades sonoras ligadas à história e a linguagem da música brasileira e acredita “na fusão e na assimilação de elementos para expandir e exaltar a música popular brasileira”. 

Cada membro do Quarteto Enredado possui uma formação musical diferente. Claryssa Pádua é violinista, produtora cultural, professora de violão popular e erudito e doutoranda em Música pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Ronaldo Sabino é músico multi-instrumentista, especialista em música caipira e tradicional, e professor de viola caipira. Gabriel Terra é músico, compositor, arranjador, guitarrista e baixista, formado em Composição Musical pela Faculdade de Artes Alcântara Machado (FAAM) e professor de música. Daniel Palermo é um músico especialista em produção e gravação musical, com formação dentro da escola de jazz e do rock.

Neste episódio do podcast são apresentadas as músicas: Louro; Chuva de Ninar; Lamento Sertanejo; Enredado; Curumim; Alma Brasileira; Caipira Chique; Mourão; Asa Branca; Rasta Zé; Toque Aranhado e Ciranda do Amanhã. 

Ficha Técnica: Produção e apresentação: Maestro José Gustavo Julião de Camargo Coprodução e edição: Rádio USP Ribeirão Preto

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.