Rádio Matraca: Especial Vanusa

No mês dedicado às mulheres a Rádio Matraca homenageia essa grande artista brasileira

 21/03/2023 - Publicado há 1 ano
Rádio Matraca - USP
Rádio Matraca - USP
Rádio Matraca: Especial Vanusa
/

Neste programa a Rádio Matraca leva ao ar  na Rádio USP o programa em homenagem à VANUSA, uma justíssima homenagem a essa artista espetacular, que nos deixou em 08/11/2020.

Para muito além do iê-iê-iê e das baladas românticas, Vanusa foi uma das melhores cantoras populares brasileiras , uma compositora de mão cheia e grande defensora dos direitos das mulheres.

Sempre dando força a novos autores, foi a primeira a gravar “Paralelas”, de Belchior, e “Avohai”, de Zé Ramalho.

Foi criadora de inúmeros sucessos, como “Manhãs de Setembro”, “Comunicação” e “Pra Nunca Mais Chorar”.

Uma música gravada por ela inspirou um dos maiores riffs de guitarra do rock, a célebre “Sabbath Bloody Sabbath”.

Atuou também como atriz e comediante, tendo sido integrante dos Trapalhões de Renato Aragão, que na época se chamavam “Adoráveis Trapalhões”.

Foi a cantora do tema de abertura do Fantástico, em sua estreia, em 1973.

Foi o grande amor da vida de Antonio Marcos, com quem teve as lindas filhas Aretha Marcos e Amanda (para quem o compositor Taiguara dedicou uma canção) e foi casada também com o diretor de televisão Augusto Cezar Vannucci, com quem teve o talentoso filho Rafael.

Esses são alguns dos bons motivos para nunca nos esquecermos da Vanusa.


Rádio Matraca

O Rádio Matraca é transmitido aos sábados, às 17 horas, com reapresentação às quartas-feiras, à 0h, na Rádio USP São Paulo e Ribeirão Preto, e também por streaming. As edições do programa estão disponibilizadas nos podcasts do Jornal da USP (jornal.usp.br) e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.

. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.