Saúde Sem Complicações #28: Caspa não é sinônimo de falta de higiene

A dermatite seborreica geralmente tem origem genética e pode ser agravada por diversos fatores, como estresse e excesso de oleosidade na pele

 01/09/2020 - Publicado há 4 anos
Saúde sem complicações - USP
Saúde sem complicações - USP
Saúde Sem Complicações #28: Caspa não é sinônimo de falta de higiene
/

 

O podcast Saúde Sem Complicações desta semana recebe a dermatologista Andrezza Telles Westin, médica assistente e preceptora do Ambulatório de Dermatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP) da USP, para falar sobre dermatite seborreica, conhecida popularmente como caspa.

A médica dermatologista explica que a dermatite seborreica é classificada como uma doença, caracterizada por fatores como o aumento na produção do sebo produzido pelas glândulas sebáceas e na quantidade de micro-organismos existentes no couro cabeludo, associados a uma inflamação. Segundo Andrezza, os principais sintomas incluem descamação do couro cabeludo, coceira e até mesmo pequenas manchas vermelhas.

Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, a dermatite seborreica não é  contagiosa ou provocada por falta de higiene. Segundo a dermatologista, a doença pode ocorrer devido a uma predisposição genética e agravada por fatores como o estresse, excesso de oleosidade na pele, banhos quentes, entre outros. 

Andrezza diz que a quantidade de vezes indicada para lavar o cabelo durante a semana depende de cada caso. Muitas vezes, o paciente apresenta um couro cabeludo extremamente oleoso, mas os fios de cabelos muito secos e o excesso de lavagem desses fios pode ser prejudicial. Portanto, o tratamento não consiste em lavar os cabelos mais vezes e sim em utilizar produtos e medicamentos específicos que consigam controlar a oleosidade e a descamação do couro cabeludo.

Para saber mais, ouça o podcast na íntegra no player acima.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.