USP Analisa #16: Pandemia ampliou formas de comunicação na divulgação científica

Especialistas falam da experiência com eventos digitais ligados à temática de ciência trazida pelo isolamento social

 29/05/2020 - Publicado há 4 anos
USP Analisa - USP
USP Analisa - USP
USP Analisa #16: Pandemia ampliou formas de comunicação na divulgação científica
/

A busca por informações confiáveis sobre ciência e saúde cresceu durante a pandemia de covid-19. Além da mídia tradicional, os veículos ligados a instituições de pesquisa e divulgadores científicos estão entre as fontes buscadas pela população. Dentro desse contexto, o USP Analisa apresenta nesta semana a segunda parte da entrevista com a editora de Ciências do Jornal da USP, Luiza Caires, e com o coordenador do Pint of Science no Brasil e também coordenador de projetos educacionais do Instituto Questão de Ciência, Luiz Gustavo de Almeida.

Além de discutir o papel da divulgação científica neste momento, eles falam das próprias experiências no cenário atual. Além do crescimento na demanda por divulgação dentro da Universidade e do crescimento expressivo do acesso às mídias da Universidade, Luiza se deparou com um desafio: a organização de webinars. Mesmo não sendo algo novo, ela acredita que a modalidade funciona bem, diante do isolamento social.

“Talvez pela vontade de estar engajado com o público de alguma maneira, mesmo que não seja presencial, estar ao vivo faz um pouco de diferença. Todo mundo interagindo ali no chat, na mesma hora, assistindo à mesma coisa, acaba sendo um pouco diferente do que simplesmente um vídeo postado ali no YouTube”, diz ela.

Almeida também trouxe sua experiência com a organização de uma versão digital do Pint of Science, festival internacional de divulgação científica realizado anualmente em vários países.“É uma coisa que a gente não pensava muito em fazer, porque a experiência proporcionada durante o evento presencial ainda é impossível de criar no ambiente virtual. Mas a gente se surpreendeu muito com esse alcance, eu acho que nenhum dos palestrantes, dos apresentadores que estavam ali, falaram para mais de 400 pessoas ao mesmo tempo. E lá eles estavam falando para 1.500 pessoas e o pessoal interagindo no chat. Então, o alcance da internet é realmente incrível”, diz ele.

Saiba mais ouvindo este episódio do USP Analisa na íntegra.


USP Analisa
O USP Analisa Vai ao ar pela Rádio USP quinzenalmente às sextas-feiras, às 16h:45, e também está disponível nos principais agregadores de podcast. O programa é uma produção conjunta da Rádio USP Ribeirão Preto (107,9 MHz) e do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto (IEA-RP) da USP. Apresentação e edição: Thaís Cardoso. Produção: João Henrique Rafael Junior. 

 

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.