Pílula Farmacêutica #97: Rotina de cuidados com a pele deve ser adaptada para cada pessoa

Dos dez passos do skin care coreano, sucesso do mercado de beleza, o mais importante é último, o uso do protetor solar, afirma acadêmica da USP

 07/02/2022 - Publicado há 2 anos
Pílula Farmacêutica - USP
Pílula Farmacêutica - USP
Pílula Farmacêutica #97: Rotina de cuidados com a pele deve ser adaptada para cada pessoa
/

Nesta edição do Pílula Farmacêutica, a acadêmica Giovanna Bingre, orientada pela professora Regina Andrade da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da USP, apresenta um pouco sobre a tendência de beleza importada dos sul-coreanos, o skin care, ou cuidado com a pele em dez passos. 

A novidade do mercado de beleza vem chamando a atenção, principalmente entre os jovens, e segue o rastro de sucesso das músicas Kpop e do cinema coreano. O grande interesse pelos cuidados com a pele vem abrindo portas do Ocidente para os cosméticos e dermocosméticos coreanos.

Por que os coreanos cuidam tanto da pele?

Segundo Giovanna, ter a pele bem cuidada faz parte da cultura coreana e representa um dos maiores símbolos de beleza. Por isso, conta a acadêmica, a indústria cosmética daquele país movimenta pesquisas e desenvolvimento de produtos para a manutenção da saúde da pele, sendo campeã em quantidade de inovação na área.

E as novidades do mundo da beleza coreano, lembra Giovanna, começaram a surgir “quando o consumo ocidental pela música e cinema coreano começou a crescer”, aumentando o interesse por produtos e rituais de beleza do país asiático, como o skin care coreano.

Como é feito o skin care coreano?

Giovanna conta que os dez passos dos cuidados com a pele dos coreanos se baseiam em três pilares: limpeza, hidratação e proteção. O primeiro passo, a limpeza, é feita com óleos para limpeza e remoção de maquiagem. Diz que se trata de produtos especiais que, ao contrário do que muitos pensam, não deixam a pele oleosa e são removidos no segundo passo, a limpeza com sabonete, gel ou mousse.

Os passos três e quatro são a esfoliação e tonificação, respectivamente. Segundo a aluna, a esfoliação retira o tecido morto e estimula a renovação celular e a tonificação, equilibra o pH da pele, “deixando pronta para a hidratação”. Para a esfoliação, Giovanna alerta que a fase deve ser discutida antes com o dermatologista já que peles sensíveis podem ser prejudicadas pelos produtos.

O quinto passo é feito com óleos essenciais e hidrolatos (águas-florais), que reforçam a hidratação e são antissépticos. Passo que também exige orientação dermatológica pelo uso dos óleos essenciais.

No sexto passo do skin care coreano é a hora dos séruns, soluções aquosas que auxiliam na hidratação e nutrição “e podem ter outras funções, como clareamento de manchas e cicatrização”, informa. O sétimo é a aplicação de uma máscara facial e, o oitavo, creme para a área dos olhos.

O penúltimo passo é a hidratação para o restante do rosto, feito com creme, gel ou loção. Por fim, avisa Giovanna, o passo mais importante, “a proteção solar”.

Ritual dos dez passos é realmente necessário?

A acadêmica afirma que não. A rotina de cuidados com a pele “é muito individual e o que funciona para um não vai necessariamente funcionar para o outro”, adverte. A escolha dos passos e produtos “vai depender das necessidades da pele, da disposição da pessoa e da condição econômica dela”.

Lembra ainda que passos como a esfoliação e o uso da máscara são discutíveis, assim como a limpeza dupla, o cleansing oil e o sabonete, principalmente “para quem não usa maquiagem”.

O importante mesmo, avisa Giovanna, é procurar orientação dermatológica para uso de determinados produtos e usar o protetor solar, até “porque a luz das lâmpadas e telas de eletrônicos” podem danificar a pele.


Pílula Farmacêutica
 
Apresentação: Kimberly Fuzel e Giovanna Bingre
Produção: Professora Regina Célia Garcia de Andrade e Rita Stella
Coprodução e Edição: Rádio USP Ribeirão 
E-mail: ouvinte@usp.br
Coordenação: Rosemeire Talamone
Horário: segunda e quarta, às 10h40
Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 107,9; ou Ribeirão Preto FM 107.9, ou pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular para Android e iOS .
Veja todos os episódios de Pílula Farmacêutica .

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.