Pílula Farmacêutica #59 Conheça os riscos da isotretinoína contra acne

Eficaz no tratamento da forma grave da acne, remédio apresenta vasta lista de efeitos colaterais, alguns bastante danosos à saúde

Por
 02/03/2021 - Publicado há 3 anos
Pílula Farmacêutica - USP
Pílula Farmacêutica - USP
Pílula Farmacêutica #59 Conheça os riscos da isotretinoína contra acne
/

Esta edição do Pílula Farmacêutica faz um alerta para a banalização do tratamento antiacne. Como o problema atinge, principalmente, a pele do rosto, as pessoas acreditam poder utilizar inadvertidamente a droga isotretinoína, princípio ativo de remédios para o tratamento de casos graves de acne.

Porém, avisa a acadêmica Giovanna Bingre, orientada pela professora Regina Andrade, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da USP, o surgimento de espinhas no rosto deve ser investigado por um dermatologista, que orientará o melhor tratamento, incluindo os efeitos colaterais da isotretinoína, se for o caso, ou de outras terapias. 

Adianta a acadêmica que é bom lembrar que a acne é o adoecimento do folículo pilossebáceo. Pilo, de pelo, e sebáceo, relativo à produção das glândulas sebáceas. E que quando este folículo adoece, acontece uma produção exagerada de sebo e queratina, facilitando a infecção pela bactéria Propionibacterium acnes, que consome as secreções e levam à inflamação, responsável pelas espinhas. 

A doença pode ter várias causas, entre elas, os fatores hormonais, mais comuns na adolescência. Em sua forma mais grave, não responde aos antibióticos.

O que é a isotretinoína? 

Informa Giovanna que se trata de um composto relacionado à vitamina A (ácido retinóico), que “age na acne como regulador da diferenciação celular, inibindo a proliferação celular nos sebócitos”. Assim, ao reduzir “a produção de sebo, a acne tende a melhorar”. O remédio, em apresentação de cápsula, deve ser administrado de acordo com o peso do paciente por um período médio de tratamento de sete meses. 

Para que serve a isotretinoína?

Giovanna alerta para o absurdo de algumas pessoas com poucas espinhas desejarem o tratamento com a isotretinoína. Somente os casos graves da doença podem utilizar o medicamento. Segundo a acadêmica, a droga deve ser “uma das últimas opções de tratamento da acne e deve ser sempre usada com o acompanhamento e recomendação de um médico”.

Quais são os efeitos colaterais da isotretinoína?

São vários os efeitos colaterais desse remédio, adianta Giovanna, que elenca os principais: anemia; irritação e ressecamento dos olhos (o que pode facilitar uma conjuntivite); ressecamento da pele e dos lábios; dores musculares e nas articulações; aumento do colesterol; queda de cabelo e depressão. Também podem ocorrer, mais raramente, catarata, aumento da pressão intracraniana, doença de Crohn e hepatite. 

Além de todos esses malefícios, a isotretinoína é altamente teratogênica (pode causar malformações em fetos e aumentar as chances de hidrocefalia nos bebês), sendo totalmente contraindicada para gestantes e lactantes.

Com tantos efeitos adversos, a isotretinoína só pode ser comprada com receita “acompanhada de notificação de receita especial e só é possível retirar medicação para 30 dias de tratamento de cada vez”, diz Giovanna.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.