Pílula Farmacêutica #53: Risco de hemorragia preocupa em casos de dengue

Medicamentos para aliviar dor e febre, vendidos sem receita médica, podem causar sangramentos, alertam especialistas

Por
 07/12/2020 - Publicado há 3 anos
Pílula Farmacêutica - USP
Pílula Farmacêutica - USP
Pílula Farmacêutica #53: Risco de hemorragia preocupa em casos de dengue
/

O verão e as chuvas acendem o alerta para as doenças tropicais no País e, entre elas, a dengue, que afeta cerca de 390 milhões de pessoas todos os anos pelo mundo. Nesta edição do Pílula Farmacêutica, a acadêmica Giovanna Bingre, orientanda da professora Regina Andrade, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da USP, alerta para os medicamentos corretos para tratar a dengue.

O problema, segundo Giovanna, é que a maior parte dos infectados pelo vírus da dengue não apresenta nenhum sintoma e existem alguns remédios, como os anti-inflamatórios não esteroidais, que não devem “em hipótese alguma ser usados em caso de suspeita de dengue”. São aqueles que possuem ativos como ibuprofeno, diclofenaco e nimesulida, por exemplo, que podem “aumentar o risco de sangramento de uma doença que já pode evoluir para um quadro hemorrágico”, alerta a acadêmica. Outro problema é que a dengue grave pode causar problemas hepáticos, então a recomendação é evitar medicamentos com efeitos negativos sobre o fígado.

Giovanna conta que no Brasil usa-se dipirona e, em casos leves, o paracetamol para aliviar a dor e febre alta da doença, que pode chegar a 40 graus. Em outros países, como Estados Unidos e Suécia, a dipirona é ilegal. Mas a Anvisa organizou uma discussão sobre a relação risco/benefício do fármaco em 2001 e chegou ao consenso de que os riscos eram baixos quando comparados com a eficiência no combate de sintomas.

Contudo, a acadêmica alerta que não se deve usar medicamento sem supervisão de profissional da saúde. Anti-inflamatórios não esteroidais são vendidos sem receita médica e a chance desses remédios causarem “uma hemorragia em casos de dengue é só um dos riscos que eles oferecem”.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.