Pílula Farmacêutica #50: Para ser efetivo, medicamento precisa estar biodisponível

Kimberly Fuzel, orientanda da professora Regina Andrade, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da USP, fala que a biodisponibilidade tem a ver com a quantidade e a velocidade de ação de um determinado fármaco ou substância ativa, pois até chegar no local do organismo que deve atuar a droga tem que ser capaz de superar diferentes fatores

Por
 09/11/2020 - Publicado há 3 anos
Pílula Farmacêutica - USP
Pílula Farmacêutica - USP
Pílula Farmacêutica #50: Para ser efetivo, medicamento precisa estar biodisponível
/

Termos como biodisponibilidade e equivalência farmacêutica ficam cada vez mais comuns com a variedade nas opções de medicamentos disponíveis nas drogarias. São etapas do desenvolvimento e produção de remédios, conceitos importantes para compreender o que são genéricos e droga de referência.

No Pílula Farmacêutica desta semana, a acadêmica Kimberly Fuzel, orientanda da professora Regina Andrade, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da USP, fala que a biodisponibilidade tem a ver com a quantidade e a velocidade de ação de um determinado fármaco ou substância ativa. É que, até chegar no local do organismo que deve atuar, a droga tem que ser capaz de superar diferentes fatores.

Alguns desses fatores influenciam a biodisponibilidade de ação efetiva, como “a forma farmacêutica usada e outras características da composição do medicamento”, adianta Kimberly, lembrando que até mesmo idade e sexo do paciente ou estresse, prática de atividade física e ter passado por cirurgia gastrointestinal também interferem na ação do medicamento pelo organismo.

Segundo a acadêmica, a forma como o fármaco é absorvido pelo organismo tem tudo a ver com sua biodisponibilidade. Assim, enquanto uma droga de administração intravascular pode ser considerada 100% biodisponível, as que são ingeridas ou aplicadas de forma subcutânea não terão pronta biodisponibilidade de seus fármacos. E a explicação é simples, uma vez que a intravascular “cai diretamente na corrente sanguínea e fica disponível para exercer seu efeito terapêutico”, explica Kimberly. Nas outras, a substância ativa tem que passar por outros órgãos e tecidos até chegar à corrente sanguínea.

Genéricos possuem biodisponibilidade equivalente

Ao falar da bioequivalência, a acadêmica diz que o termo indica quando duas formulações usam igual composição, qualitativa e quantitativa, de uma fórmula farmacêutica, assegurando que possuem uma biodisponibilidade equivalente. Dando o exemplo dos medicamentos genéricos, Kimberly diz que eles apresentam bioequivalência com os medicamentos de referência, o que quer dizer que são feitos “de forma segura, pois passam por testes de bioequivalência e equivalência farmacêutica” que garantem “o mesmo fármaco, na mesma quantidade e com as mesmas características de biodisponibilidade do medicamento de referência”.

Os testes de equivalência farmacêutica são realizados em laboratórios; já nos de biodisponibilidade, os medicamentos passam por três etapas clínicas em que são comprovadas ações em organismos humanos.

Ouça este episódio do Pílula Farmacêutica na íntegra no player acima.

 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.