Pílula Farmacêutica #18: Saiba como higienizar corretamente as mãos

A higienização deve ser feita com água e sabão e, quando não for possível, o álcool em gel pode ser usado como um complemento à limpeza, uma vez que ele não é efetivo na presença de matéria orgânica que pode funcionar como uma barreira à ação do álcool sobre os microrganismos

 23/03/2020 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 27/03/2020 as 10:12
Pílula Farmacêutica - USP
Pílula Farmacêutica - USP
Pílula Farmacêutica #18: Saiba como higienizar corretamente as mãos
/
Foto: UGA College of Ag & Environmental Sciences – Flickr-CC

Lavar as mãos é ato reconhecido pela Organização Mundial da Saúde como um dos principais instrumentos contra epidemias. É através da higienização que são eliminados vírus e bactérias que podem estar na pele e causar infecções ao organismo, além de evitar a transmissão desses agentes de doença. É por isso que as autoridades sanitárias são unânimes quanto à importância da higienização frequente das mãos com água e sabão ou álcool em gel. Para esclarecer algumas questões sobre a importância da higienização das mãos, conversamos com a acadêmica Kimberly Fuze, orientada da professora Regina Andrade, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP em Ribeirão Preto. 

Kimberly compartilha que lavar as mãos com sabão é mais eficaz do que usar o álcool em gel, pelo sabão ter a capacidade de unir água e gorduras que normalmente não ficariam unidas: “As bactérias e boa parte dos vírus têm capas de gordura, chamadas de membranas e envelopes. A função dessa capa é proteger o microrganismo do ambiente. O sabão é capaz de romper essa proteção, fazendo com que as bactérias e vírus morram.”

Uma alternativa para a higienização das mãos quando não se tem como lavar com água e sabão, é utilizar o álcool em gel para matar o vírus, como explica Kimberly: “Ao entrar em contato com a proteína que compõe o vírus, o álcool provoca um processo chamado desnaturação proteica, que expõe a proteína a um meio diferente do qual ela foi gerada, causando sua morte.”

Kimberly compartilha ainda dicas valiosas de como higienizar as mãos corretamente, como, por exemplo, utilizar quantidade de álcool suficiente para cobrir toda a superfície das mãos, lembrando de espalhar entre os dedos e embaixo das unhas e, para lavagem com água e sabonete, deve-se molhar as mãos e os pulsos com água corrente e então aplicar sabão suficiente para cobrir todas as áreas molhadas.

Ouça no link acima a íntegra do Programa Pílula Farmacêutica.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.