
Nesta edição do Pílula Farmacêutica, o acadêmico Felipe Rodrigues, orientado pela professora Regina Andrade da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da USP, fala sobre um novo medicamento aprovado pela Anvisa para o tratamento de câncer de pulmão. Trata-se do Alecensa, droga com maior potencial de tratamento, principalmente nas fases iniciais da doença. Segundo o acadêmico, a notícia vem em boa hora já que o mundo tem visto um aumento de casos de diferentes tipos desse tumor e as formas tradicionais, quimioterapia e radioterapia, nem sempre são eficazes contra essas células.
Rodrigues conta que o câncer de pulmão é resultado de “uma proliferação descontrolada de células que passaram por alguma mutação genética” e que existem dois tipos: um formado por pequenas células e outro por não pequenas células (CNPC), que é o mais frequente e o principal alvo do novo medicamento. O Alecensa, por sua vez, “é um fármaco que contém a molécula Alectinibe como princípio ativo”, informa o acadêmico. Essa molécula inibe a atividade de receptores que restringem vias responsáveis pelo crescimento e sobrevivência do tumor.
Confira a íntegra do podcast no link acima.
Pílula Farmacêutica Apresentação: Felipe Rodrigues de Andrade Produção: Professora Regina Célia Garcia de Andrade e Rita Stella Coprodução e Edição: Rádio USP Ribeirão E-mail: ouvinte@usp.br Coordenação: Rita Stella Horário: segunda-feira - 8h35 Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 107,9; ou Ribeirão Preto FM 107.9, ou pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular para Android e iOS . Veja todos os episódios de Pílula Farmacêutica .