Pílula Farmacêutica #149: Guias de manejo colaboram para letramento em saúde

Editado em linguagem de fácil compreensão, guias como o de manejo da dor aguda auxiliam profissionais e população na tomada de decisões

 Publicado: 16/09/2024 às 12:02
Pílula Farmacêutica - USP
Pílula Farmacêutica - USP
Pílula Farmacêutica #149: Guias de manejo colaboram para letramento em saúde
/

Nesta edição do Pílula Farmacêutica, o acadêmico Felipe Rodrigues, orientado pela professora Regina Andrade da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da USP, fala sobre a importância dos guias de manejo de saúde, seja para os profissionais, seja para a população em geral.

Segundo o acadêmico, guias como o Manejo da Dor Aguda com Paracetamol, recém-lançado por uma entidade médica, se justificam pela popularização de uso irregular e aumento do hábito de automedicação. No caso, o paracetamol é um remédio de fácil acesso público que pode acarretar complicações de saúde se for usado de forma indevida.

Além de falar sobre a dor aguda e como o paracetamol deve ser usado, Felipe lembra que os guias de manejo funcionam como ferramenta de educação e letramento em saúde, levando até a população informações para que seja capaz de obter, processar e compreender o que importa em tomadas de decisão para administrar medicamentos em seu próprio corpo.


Pílula Farmacêutica
 
Apresentação: Kimberly Fuzel e Giovanna Bingre
Produção: Professora Regina Célia Garcia de Andrade e Rita Stella
Coprodução e Edição: Rádio USP Ribeirão 
E-mail: ouvinte@usp.br
Coordenação: Rosemeire Talamone
Horário: segunda e quarta, às 10h40
Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 107,9; ou Ribeirão Preto FM 107.9, ou pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular para Android e iOS .
Veja todos os episódios de Pílula Farmacêutica .

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.