Pílula Farmacêutica #15: Você sabe como funciona o cigarro eletrônico?

Dispositivo promete menor nocividade, mas proporciona sensação semelhante a do cigarro comum. Há formatos e sabores variados, o que torna o aparelho atrativo, mas “tanto o cigarro comum quanto o cigarro eletrônico trazem riscos para a saúde das pessoas”, diz Kimberly Fuzel

 02/03/2020 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 03/03/2020 as 12:47
Pílula Farmacêutica - USP
Pílula Farmacêutica - USP
Pílula Farmacêutica #15: Você sabe como funciona o cigarro eletrônico?
/

Os cigarros eletrônicos têm caído no gosto dos jovens. Atualmente, surge como alternativa ao cigarro de papel, que funciona à base de combustão, enquanto o dispositivo é alimentado por bateria de lítio. O vapor liberado surge do aquecimento de um líquido, que libera doses de nicotina ao usuário. 

Por ser à base de vaporização, muitos usuários veem o cigarro eletrônico como uma alternativa menos nociva, porém, diversos profissionais da área de saúde têm questionado a toxidez do aparelho. Os modelos são variados e alguns até recarregáveis via USB, além disso há também os saborizados. Nos EUA, os usuários de cigarro eletrônico ainda no ensino médio já somam mais de 5 milhões, segundo a FDA (Food and Drug Administration). O aparelho é polêmico e divide opiniões. No Brasil, a comercialização é vedada pela Anvisa.

Kimberly Fuzel adverte que o usuário de nicotina se expõe a mais de três mil substâncias no fumo não queimado e mais de quatro mil na fumaça do tabaco. Essas substâncias “deixam as defesas do organismo enfraquecidas, favorecendo diversas doenças, principalmente as doenças pulmonares, cardiovasculares e até mesmo diferentes tipos de câncer”, afirma.

No Pílula Farmacêutica desta semana, a acadêmica Kimberly Fuzel, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP em Ribeirão Preto, fala sobre os vaporizadores, ou cigarros eletrônicos.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.