Pílula Farmacêutica #121: Como a fotoproteção atua contra os excessos de exposição ao sol

Excesso de radiação solar causa perda da barreira de proteção da pele com graves consequências, como queimaduras, problemas de visão e lesões celulares

 15/05/2023 - Publicado há 12 meses
Pílula Farmacêutica - USP
Pílula Farmacêutica - USP
Pílula Farmacêutica #121: Como a fotoproteção atua contra os excessos de exposição ao sol
/

Os raios solares são imprescindíveis para a vida humana. Auxiliam nossa existência permitindo processos químicos importantes e fortalecendo o sistema imunológico contra doenças, como as dermatites e a psoríase. No entanto, o excesso de exposição às radiações solares pode fazer mal à saúde. Sol em excesso sobre a pele desprotegida é a causa de diversas doenças; entre elas o câncer de pele e o melasma.

Contra os efeitos nocivos do excesso de radiação solar, a indústria de cosméticos desenvolve fórmulas fotoprotetoras que são respostas importantes na redução dos danos solares. De acordo com a acadêmica Amanda Pereira de Araújo, orientada pela professora Regina Andrade da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto, os fotoprotetores atuam em níveis celulares e moleculares para reduzir os danos gerados pela radiação solar na nossa pele. Já os protetores solares ajudam a refletir a radiação que incide sobre a pele para evitar esses danos. “Com os protetores solares, temos o Fator Proteção Solar, FPS, que indica o nível de proteção contra os raios ultravioleta, UV”, indica. 

Além disso, a acadêmica elenca como medidas fotoprotetoras, segundo o Consenso Brasileiro de Fotoproteção: Educação em fotoproteção que acontece em formas orais, tópicas e mecânicas. “O que significa dizer que a forma oral é aquela que age em níveis moleculares; alguns exemplos são os carotenoides (substâncias encontradas, por exemplo, em alguns vegetais de cor alaranjada, como a cenoura e o mamão), além da vitamina C e da E”, explica Amanda. “A forma tópica de fotoproteção é dada pelos protetores solares e a mecânica, pelas roupas e acessórios”, complementa.

Para ela, a fotoproteção é extremamente necessária pois combate o envelhecimento precoce, doenças graves como o câncer de pele, manchas e melasmas, e a oleosidade em excesso. “A exposição em excesso ao sol pode causar a perda da barreira de proteção da epiderme, além de graves queimaduras, problemas de visão e lesões celulares sérias”, pontua a acadêmica.


Pílula Farmacêutica
 
Apresentação: Kimberly Fuzel e Giovanna Bingre
Produção: Professora Regina Célia Garcia de Andrade e Rita Stella
Coprodução e Edição: Rádio USP Ribeirão 
E-mail: ouvinte@usp.br
Coordenação: Rosemeire Talamone
Horário: segunda e quarta, às 10h40
Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 107,9; ou Ribeirão Preto FM 107.9, ou pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular para Android e iOS .
Veja todos os episódios de Pílula Farmacêutica .

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.