Pílula Farmacêutica #11: Saiba mais sobre a leucemia

A leucemia é um tipo de câncer do sangue que impede que os glóbulos brancos, responsáveis por proteger nosso corpo contra invasores, possam exercer sua função. No Pílula Farmacêutica de hoje a acadêmica Kimberly Fuzel fala sobre o que acontece num organismo com leucemia

Por - Editorias: - URL Curta: jornal.usp.br/?p=299041

Pílula Farmacêutica #11: Saiba mais sobre a leucemia

00:00 / 6:45

1X

Na leucemia, uma célula sanguínea que ainda não atingiu a maturidade sofre uma mutação genética e transforma-se em célula cancerosa, que se multiplica mais rápido e morre menos que as células normais. Com isso, as células saudáveis que estão presentes na medula óssea vão sendo substituídas pelas células anormais cancerosas.

Os tipos de leucemia são classificados de acordo com a velocidade com que a doença evolui. A leucemia crônica é reconhecida por se desenvolver lentamente e a forma aguda pelo desenvolvimento rápido.

Ainda assim, não se sabe ao certo o que causa a leucemia, porém, alguns fatores de risco possuem ligação com alguns tipos específicos de leucemia, como o tabagismo, o benzeno encontrado na gasolina e a exposição à radiação ionizante. O seu tratamento varia de acordo com o tipo de leucemia do paciente, idade e saúde em geral.

No Pílula Farmacêutica desta semana, a repórter Rita Stella conversou com a acadêmica Kimberly Fuzel, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP de Ribeirão Preto, sobre a leucemia, o 9º câncer mais comum entre os homens e o 11º entre as mulheres no País.

Ouça acima o podcast na íntegra.

Co-produção: Rita Stella