Pílula Farmacêutica #103: Uso racional de medicamentos pode evitar intoxicação e até morte

É direito do paciente receber esclarecimento total de suas dúvidas sobre a medicação prescrita, seja do prescritor, seja do farmacêutico

 02/05/2022 - Publicado há 2 anos
Jornal da USP no ar: Medicina
Jornal da USP no ar: Medicina
Pílula Farmacêutica #103: Uso racional de medicamentos pode evitar intoxicação e até morte
/

Nesta edição do Pílula Farmacêutica, a acadêmica Kimberly Fuzel, orientada pela professora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da USP Regina Andrade, fala sobre a importância do uso racional de medicamentos. 

Kimberly cita a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para lembrar que os medicamentos são produtos farmacêuticos com finalidades preventiva, curativa, paliativa ou de diagnóstico; mas, quando usados inadequadamente (quando não é necessário ou em doses inadequadas), podem trazer graves consequências ao usuário. Afirma que milhares de pessoas morrem por ano, no Brasil, por intoxicação e que cerca de 30% dos casos têm como causa os medicamentos. 

O que é o uso racional de medicamentos? 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), conta a acadêmica, o uso racional dos remédios se dá quando é utilizado o medicamento apropriado às condições clínicas do paciente. Além disso, as doses devem ser adequadas às necessidades individuais da pessoa e administradas por um período de tempo correto e ao menor custo. 

O uso incorreto, alerta, pode piorar o quadro de saúde e, até mesmo, provocar novos problemas. Nesse contexto, a acadêmica destaca o papel do farmacêutico como profissional de saúde com competência para orientar e conscientizar o uso adequado dos medicamentos de acordo com a prescrição.

Cuidados ao utilizar medicamentos 

Para a segurança, “é preciso estar atento a alguns cuidados seguindo uma avaliação e acompanhamento profissional sempre”, informa Kimberly. Durante a consulta médica, diz, é importante que o paciente informe o médico sobre os medicamentos que utiliza, incluindo fitoterápicos e remédios homeopáticos, e acrescentar outras informações sobre possíveis alergias, doenças de familiares, se fuma ou toma bebida alcoólica e a frequência com que pratica alguma atividade física. 

Kimberly destaca a necessidade de esclarecer todas as dúvidas do paciente após receber a prescrição do medicamento. Informa ainda que trata-se de um direito do paciente o esclarecimento destas dúvidas tanto por parte do prescritor quanto do farmacêutico que avia a receita. Lembra ainda que, ao utilizar os serviços públicos de saúde, a pessoa pode adquirir gratuitamente os medicamentos receitados, desde que disponibilizados no SUS. 

Para saber mais sobre o uso racional de medicamentos e quais cuidados tomar, ouça o podcast Pílula Farmacêutica no player acima.


Pílula Farmacêutica
 
Apresentação: Kimberly Fuzel e Giovanna Bingre
Produção: Professora Regina Célia Garcia de Andrade e Rita Stella
Coprodução e Edição: Rádio USP Ribeirão 
E-mail: ouvinte@usp.br
Coordenação: Rosemeire Talamone
Horário: segunda e quarta, às 10h40
Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 107,9; ou Ribeirão Preto FM 107.9, ou pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular para Android e iOS .
Veja todos os episódios de Pílula Farmacêutica .

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.