Pílula Farmacêutica #101: Feromônios são moléculas sinalizadoras que agem principalmente para comunicação entre pessoas e animais

Os feromônios são “utilizados” de várias formas diferentes, dependendo do organismo

 04/04/2022 - Publicado há 2 anos
Jornal da USP no ar: Medicina
Jornal da USP no ar: Medicina
Pílula Farmacêutica #101: Feromônios são moléculas sinalizadoras que agem principalmente para comunicação entre pessoas e animais
/

Nesta edição do Pílula Farmacêutica, a acadêmica Giovanna Bingre, orientada pela professora Regina Andrade, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da USP, traz informações sobre um dos ingrediente das fórmulas de perfume, o feromônio.

Um dos mais antigos cosméticos, o perfume remota de quatro milênios, segundo escritos egípcios. Surgiu pela necessidade de manter a pele e alguns objetos também, com um cheiro agradável por mais tempo, mas foi na Itália renascentista que o item se tornou popular.

O que são feromônios?

A acadêmica Giovanna explica que os feromônios são basicamente moléculas sinalizadoras produzidas por insetos e animais; eles podem agir de diversas formas, mas principalmente como forma de comunicação, além, é claro, para atração, seja sexual ou predatória. Os feromônios são “utilizados” de várias formas diferentes, dependendo do organismo. As formigas, por exemplo, tendem a usar feromônios para se manterem em linha para transporte de coisas, para pressentir perigo e entrar em estado de alerta, já as marias-fedidas secretam feromônios para avisar outros membros da sua colônia que o perigo se aproxima.

Essas moléculas agem em receptores, explica Giovanna, ativando a sinalização no organismo e causando alterações fisiológicas. Em seres humanos, estudos demonstraram que algumas substâncias secretadas podem agir como feromônios, como a androstenediona, presente no suor de homens, por exemplo, e o estratetraenol, de secreções femininas.

Feromônios em perfumes é bom?

Existem alguns estudos com os feromônios humanos que mostram pouca ou nenhuma alteração cognitiva em indivíduos que estiveram em contato com eles, seja através do olfato ou mesmo sentindo na pele. Além disso, para exercer essa função sinalizadora, é preciso uma exposição prolongada a essas moléculas. Mas existem estudos que demonstram alteração do comportamento social e até atração por objetos inanimados impregnados com essas moléculas.

De acordo com a acadêmica, avaliar a eficiência de feromônios em perfumes para atração sexual é um feito particularmente complicado, haja visto que a sensibilidade do organismo para essas moléculas varia muito de pessoa para pessoa. Além do mais, essa sensibilidade ainda pode variar na mesma pessoa, as mulheres, por exemplo, são mais sensíveis, mas o nível disso sofre alterações durante o ciclo menstrual.


Pílula Farmacêutica
 
Apresentação: Kimberly Fuzel e Giovanna Bingre
Produção: Professora Regina Célia Garcia de Andrade e Rita Stella
Coprodução e Edição: Rádio USP Ribeirão 
E-mail: ouvinte@usp.br
Coordenação: Rosemeire Talamone
Horário: segunda e quarta, às 10h40
Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 107,9; ou Ribeirão Preto FM 107.9, ou pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular para Android e iOS .
Veja todos os episódios de Pílula Farmacêutica .

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.