Pílula Farmacêutica #100: Cor da urina pode revelar doenças e hábitos alimentares

Atenção à coloração da urina pode ajudar na descoberta de alguns problemas de saúde

 21/03/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 22/03/2022 as 14:26
Jornal da USP no ar: Medicina
Jornal da USP no ar: Medicina
Pílula Farmacêutica #100: Cor da urina pode revelar doenças e hábitos alimentares
/

Nesta edição do Pílula Farmacêutica, a acadêmica Kimberly Fuzel, orientada pela professora Regina Andrade da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da USP, fala sobre as causas da mudança de cor da urina, que pode ser um evento normal ou representar um alerta para algum problema de saúde.

Como observar a urina ajuda na identificação de doenças?

A acadêmica informa que, diariamente, um corpo humano saudável produz de 1,5 a 2 litros de urina para eliminar as toxinas encontradas no sangue. Por isso, os médicos acreditam que a cor da urina pode revelar muito sobre o estado de saúde de uma pessoa.

Na maioria das vezes, as mudanças na coloração da urina estão relacionadas a alterações no tom; uma coloração como um amarelo escuro, por exemplo, “pode revelar algum nível de desidratação ou mesmo doenças como hepatite”, diz Kimberly. Entretanto, adianta, existem situações em que a urina apresenta cores diferentes das consideradas “normais”, como é o caso da urina com cor roxa, laranja, acastanhada, verde ou azul, sem representar uma doença.

Por que a urina assume determinadas cores?

Kimberly conta que a urina pode assumir cor diferente da normal em casos de consumo de determinados alimentos de cor forte ou com corante e alguns medicamentos, mas podem também ser resultado de infecção do trato urinário e doenças sistêmicas.

A urina roxa, exemplifica, pode estar relacionada à degradação do metabolismo de um aminoácido chamado triptofano, que usualmente é provocado por bactérias que aparecem na urina alcalina. A urina acastanhada, não necessariamente significa a desidratação, se persistente por alguns dias ela pode indicar, além de hepatite, o consumo dos antibióticos nitrofurantoína e metronidazol.

Urinas na cor laranja, continua Kimberly, podem estar ligadas ao uso de medicamentos como rifampicina, o pyridium e a Vitamina B2, mas também à ingestão de alimentos que possuem carotenoides, pigmentos ou corantes de cor laranja ou vermelha (cenoura e beterraba).

Já urinas com cores verde ou azul geralmente são resultado da ingestão de corantes como azul de metileno ou de medicamentos como o cystex e sepurin. Porém, alerta a acadêmica, esse tipo de coloração de urina pode ser causada por uma bactéria chamada Pseudomonas aeruginosa.

Existem alterações da urina além da cor? 

Kimberly afirma que todas as alterações na urina, seja ela de cor, textura, odor, jatos mais fracos ou até mesmo a espuma, devem ser observadas para descartar doenças sérias. E, para garantir que está tudo normal, a acadêmica reforça a necessidade de buscar orientação médica diante dessas variações.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.