Panorama Paulista #4: PIB da região do agronegócio paulista cresceu 15,7% em dez anos

Destaque entre as regiões econômicas do Estado, o agronegócio paulista tem participação de 16% na economia do País; PIB nacional cresceu impulsionado pelo agronegócio

Por
 07/06/2023 - Publicado há 11 meses
Panorama Paulista - USP
Panorama Paulista - USP
Panorama Paulista #4: PIB da região do agronegócio paulista cresceu 15,7% em dez anos
/

O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro cresceu 1,9% no primeiro trimestre deste ano, impulsionado pelo agronegócio. Mesmo com um recuo de 4,22% no PIB do setor em 2022, o agro representa a maior parcela do PIB nacional, que atingiu sucessivos recordes em 2020 e 2021. 

O cenário para o PIB da região do agronegócio paulista também é otimista. De acordo com a Fundação Seade, o crescimento foi de 15,7% entre 2012 e 2022. No último ano, o setor no Estado alcançou um superávit de US$ 20,8 bilhões, puxado pelo complexo sucroalcooleiro. Juntamente com ele, os setores de carnes, soja, produtos florestais (como celulose e papel) e suco representam 79,8% das exportações em São Paulo. 

Esse avanço foi 130% maior do que a média do Estado – incluindo todos os setores –, que teve uma taxa de crescimento do PIB acumulada de 6,7% no período. O crescimento do agronegócio foi quase o dobro do apresentado pela região mais industrializada do Estado, de 8,7%, além de quatro vezes maior que o da Região Metropolitana de São Paulo, que ficou abaixo da média estadual, com 3,7%.

A distribuição dos setores de atividade dominantes no Estado se divide em três regiões. A Região Metropolitana de São Paulo, que contribui com 50,3% do PIB estadual, tem como carro-chefe o setor de serviços: seus 39 municípios concentram 56,4% desse segmento no Estado.

O entorno da Região Metropolitana de São Paulo, que inclui as Regiões Administrativas de Campinas, São José dos Campos, Sorocaba e Baixada Santista, é responsável por 33,6% do PIB. A área detém 49,6% da indústria paulista. Já a região do agronegócio abrange mais de 60% do território do Estado, controla 67,5% de sua agropecuária e responde por 16% da riqueza que São Paulo produz. Essa grande área se destacou pelo dinamismo nos últimos dez anos.

Boletim Panorama Paulista é uma parceria Rádio USP e a Fundação Seade
Produção: Paulo Emira
Co-produção - Cinderela Caldeira, Tulio Shiraishi, Julia Estanislau
Edição - Rádio USP
Mensalmente, quarta-feira, 8h35
Você pode sintonizar a Rádio USP SP 93,7 MHz e Ribeirão Preto 107,9 MHz, pela internet em www.jornal.usp.br/atualiadades, ou nos principais agregadores de podcast


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.