Palavra da Semana #84: Orgulho, ter de si mesmo sendo um eterno aprendiz

Empregado em português tanto positiva quanto negativamente, orgulho não deve fazer esquecer da eterna condição de aprendiz

 02/06/2023 - Publicado há 10 meses     Atualizado: 13/07/2023 as 10:24
Palavra da Semana - USP
Palavra da Semana - USP
Palavra da Semana #84: Orgulho, ter de si mesmo sendo um eterno aprendiz
/

Palavra da Semana é orgulho. Termo mais pesquisado e compartilhado na web esta semana, orgulho está em evidência pelo início do mês de junho, conhecido internacionalmente como o Mês do Orgulho LGBTQIA+. A palavra orgulho deriva do espanhol orgullo, do castelhano orgull e do francês orguli e significa sentido de excelência ou o sentimento de satisfação de alguém pela sua capacidade, pelas próprias realizações ou de outro.

Em português, o termo orgulho pode ser empregado tanto como atitude positiva quanto negativa, a depender da circunstância em que é empregado. Para exemplificar, a professora Deise lembra do fábula O Corvo e o Pavão, de Monteiro Lobato, para afirmar que devemos nos orgulhar de quem somos, mas não devemos nos comportar como o pavão que despreza o corvo. O pavão é bonito, mas perfeito, não; tem pés feios!

Para a professora, não devemos ter vergonha de quem somos nem de sermos felizes. Devemos ter orgulho, mas não esquecer que sempre somos aprendizes.

Quer saber mais sobre orgulho, ouça o podcast Palavra da Semana na íntegra no player acima.

Palavra da Semana
Produção e apresentação: Professora Deise Maria Antonio Sabbag -
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) 
Coprodução e Edição: Rádio USP Ribeirão 
Coordenação: Rita Stella
Vai ao ar às sextas-feiras


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.