Palavra da Semana #63: Título de eleitor confere ao cidadão brasileiro participação na vida política do País

O voto é um direito político e é por meio do título de eleitor que os cidadãos exercem esse direito

 30/09/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 03/10/2022 as 9:39
Palavra da Semana - USP
Palavra da Semana - USP
Palavra da Semana #63: Título de eleitor confere ao cidadão brasileiro participação na vida política do País
/

Palavra da Semana, um dos termos mais pesquisados e compartilhados na web, é Título de eleitor, que está em evidência por conta das eleições para presidente da República, governadores estaduais, senadores, deputado federal e distrital e deputado estadual e distrital. Título de eleitor é uma palavra muito importante, em uma semana muito importante. O Título de eleitor é um dos documentos necessários para o cidadão brasileiro participar da vida política do País, pois comprova que o cidadão tem condições de participar do processo eleitoral votando ou sendo candidato.

No Brasil, a história do título de eleitor começa, em 1875, com a criação da Lei do Terço, um decreto que criou o título de qualificação para votantes que tinham o primeiro grau e o diploma eleitoral geral para aqueles que tinham um segundo grau completo. O documento passou por diversas modificações ao longo do tempo e foi a partir de 1986 que adquiriu as características que utilizamos até hoje.

Atualmente, os brasileiros têm a possibilidade de exercer o direito ao voto por meio do E-título, o Título de eleitor digital. Para utilizar o E-título, é necessário baixar o aplicativo e ter o cadastro da biometria no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Não deixe para a última hora, você pode baixar o aplicativo até sábado. O voto é um direito político. O momento do voto é um dos momentos em que todos nós somos iguais.


Palavra da Semana
Produção e apresentação: Professora Deise Maria Antonio Sabbag -
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) 
Coprodução e Edição: Rádio USP Ribeirão 
Coordenação: Rosemeire Talamone
Estagiária: Brenda Marchiori
Vai ao ar às sextas-feiras

 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.