Palavra da Semana #62: Primavera, a estação para sonhar com um mundo melhor

Considerada por muitos a estação mais agradável do ano, a primavera começou dia 22 de setembro e traz consigo importantes mudanças para os brasileiros

 23/09/2022 - Publicado há 2 anos
Palavra da Semana - USP
Palavra da Semana - USP
Palavra da Semana #62: Primavera, a estação para sonhar com um mundo melhor
/

Palavra da Semana, um dos termos mais pesquisados e compartilhados na web, é Primavera, que está em evidência por conta no início da estação, no dia 22 de setembro. Primavera é uma palavra que vem do latim primo vere, que significa primeiro verão. Ou seja, é o período que antecede o verão. Primavera é uma das estações do ano que acontecem por causa dos padrões climáticos. O ano tem 365 dias, subdivididos em quatro estações: primavera, verão, outono e inverno. Os padrões climáticos levam em consideração temperatura, clima, umidade, precipitação e pressão do ar, sendo muito importantes pois influenciam o nosso modo de vida desde a agricultura, os períodos de chuva e até as atividades do nosso cotidiano.

E a primavera, que começa agora, é considerada por muitos a estação mais agradável do ano. As temperaturas são amenas, tendo como característica o aumento da umidade do ar, a floração; as flores desabrocham, a paisagem fica mais bonita, mais verde, exuberante, proporcionando uma explosão de vida, alegria e contemplação. A primavera traz mudanças. É muito importante para os brasileiros porque marca o regime de chuvas, mudanças nas temperaturas; a secura do inverno aos poucos é modificada, dando lugar à alegria das águas de setembro. É a esperança de vida para fora e para dentro de nós. Para todos nós primavera é virada, vida e esperança para poder sonhar com um mundo melhor.


Palavra da Semana
Produção e apresentação: Professora Deise Maria Antonio Sabbag -
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) 
Coprodução e Edição: Rádio USP Ribeirão 
Coordenação: Rosemeire Talamone
Estagiária: Brenda Marchiori
Vai ao ar às sextas-feiras

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.