Palavra da Semana #57: Eleição – a primeira no Brasil aconteceu em 1532 na capitania de São Vicente

Analisar, escolher e excluir candidatos requer estudo e comparações e a consciência de que a decisão de cada um se soma à decisão de todos

19/08/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 22/08/2022 as 7:48
Palavra da Semana - USP
Palavra da Semana #57: Eleição - a primeira no Brasil aconteceu em 1532 na capitania de São Vicente
/

A Palavra da Semana, um dos termos que são mais pesquisados e compartilhados na web, esta semana é Eleição, em evidência por conta das eleições no Brasil. Eleição vem do latim electĭo, ōnis, significa ação de escolher ou ser escolhido, por meio de votação, nomear por eleição, preferir um entre vários, escolher. O processo eleitoral ocorre quando um grupo escolhe uma pessoa para ocupar determinado cargo. A primeira eleição no Brasil aconteceu em 1532 na capitania de São Vicente, onde os eleitores escolheram os representantes das câmaras municipais. De lá para cá muita coisa aconteceu até a Constituição de 1988. Neste ano de 2022 nós, brasileiros, temos de escolher por eleição o presidente da República, governadores, senadores e deputados federais, estaduais e distritais.

Palavra da Semana
Produção e apresentação: Professora Deise Maria Antonio Sabbag -
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP)
Coprodução e Edição: Rádio USP Ribeirão