Palavra da Semana #51: Queer, termo que conta uma história de sofrimento e preconceito, mas também de resistência

Em determinado momento o termo foi usado de forma depreciativa, mas ganhou novo significado, uma nova roupagem e uso ao longo dos anos, com o desenvolvimento da teoria Queer

Palavra da Semana - USP
Palavra da Semana - USP
Palavra da Semana #51: Queer, termo que conta uma história de sofrimento e preconceito, mas também de resistência
/

Um dos termos mais pesquisados e compartilhados na web esta semana é Queer, da sigla LGBTQIAPN+. Lésbicas, Gays, Bi, Trans, Queer/Questionando, Intersexo, Assexuais/Arromânticas/Agênero, Pan/Poli, Não-binárias e mais, que inclui outros grupos e variações de gênero e sexualidade. Queer é uma palavra de origem inglesa que significa estranho, ridículo, mas também usada para algo que é excêntrico, extraordinário e peculiar e está em evidência em função da comemoração ao Dia LGBTQIAPN+ em 28 de junho.

Em determinado momento a palavra foi usada de forma depreciativa, negativa, pejorativa, para designar homens e mulheres homossexuais. Mas o termo queer ganha novo significado, uma nova roupagem e uso ao longo dos anos, com o desenvolvimento da teoria queer, que afirma que a orientação e identidade sexual ou de gênero são resultados de uma construção social, a partir daí o termo ganha força para designar um grande grupo de pessoas.

Quer saber mais sobre o termo queer, ouça o player acima na íntegra.


Palavra da Semana
Produção e apresentação: Professora Deise Maria Antonio Sabbag -
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) 
Coprodução e Edição: Rádio USP Ribeirão 
Coordenação: Rosemeire Talamone
Estagiária: Brenda Marchiori
Vai ao ar às sextas-feiras

 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.