Palavra da Semana #42: Fake news – Toda notícia falsa precisa de uma sociedade disposta a acreditar nela

Apesar da popularização recente o conceito do termo fake news não é novo, pois mentiras, boatos, fofocas e desinformação sempre existiram ao longo da história, acontecimentos irreais sempre circularam no coletivo popular muito antes da internet 

 08/04/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 29/04/2022 as 14:54
Palavra da Semana - USP
Palavra da Semana - USP
Palavra da Semana #42: Fake news - Toda notícia falsa precisa de uma sociedade disposta a acreditar nela
/

A Palavra da Semana, um dos termos mais pesquisados e compartilhados na web, é fake news, em evidência em função do pedido de tramitação de urgência do Projeto de Lei 2630, conhecido também como PL das Fake News, no Plenário da Câmara dos Deputados. Fake news são notícias falsas, fraudulentas, que circulam nas mídias sociais e internet e promovem a desinformação. O conceito de fake news está relacionado a uma rapidez desenfreada de produção e circulação da informação, sem qualquer critério de verdade e que se espalha rapidamente, manipulando emocionalmente, economicamente, culturalmente e politicamente as pessoas. O termo ficou popular com a corrida presidencial dos Estados Unidos em 2016, quando muitos conteúdos falsos sobre a candidata Hillary Clinton foram compartilhados. Apesar da popularização recente o conceito do termo não é novo, pois mentiras, boatos, fofocas, desinformação sempre existiram ao longo da história. Acontecimentos irreais sempre circularam no coletivo popular muito antes da internet.


Palavra da Semana
Produção e apresentação: Professora Deise Maria Antonio Sabbag -
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) 
Coprodução e Edição: Rádio USP Ribeirão 
Coordenação: Rosemeire Talamone
Estagiária: Brenda Marchiori
Vai ao ar às sextas-feiras

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.