Palavra da Semana #48: Monalisa, a arte que nos faz pensar

Com a arte, como a obra de Leonardo Da Vinci, aprendemos a fazer leituras do mundo e que a vida é sutil, cria subjetividade e singularidade, nos faz pensar, organiza e desorganiza, desenvolve o senso crítico, a alfabetização estética, as possibilidades de ser e existir

Palavra da Semana - USP
Palavra da Semana - USP
Palavra da Semana #48: Monalisa, a arte que nos faz pensar
/

A Palavra da Semana, um dos termos mais pesquisados e compartilhados na web, é Monalisa, em evidência por conta da obra de Leonardo Da Vinci exposta no Museu do Louvre, na França, que sofreu ataque de um visitante. Monalisa, uma obra de arte, também conhecida como La Gioconda, que apresenta uma mulher aparentemente serena, com um sorriso tímido. Leonardo Da Vinci foi um gênio renascentista. Falar sobre a Monalisa é pensar sobre a importância da arte em nossas vidas e a importância da arte na sociedade. A arte tem várias funções, pode ser usada para informar, educar, entreter, curar. Sim, ela tem função terapêutica e várias formas de manifestação, como a música, a dança, o desenho, a pintura, a interação e, também, desenvolve o senso crítico, a alfabetização estética, as possibilidades de ser e existir. Com a arte aprendemos a fazer leituras do mundo e que a vida é sutil, a arte é pensar e nos faz pensar, organiza e desorganiza. Cria subjetividade e singularidade.


Palavra da Semana
Produção e apresentação: Professora Deise Maria Antonio Sabbag -
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) 
Coprodução e Edição: Rádio USP Ribeirão 
Coordenação: Rosemeire Talamone
Estagiária: Brenda Marchiori
Vai ao ar às sextas-feiras

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.