Palavra da Semana #30: Constituição – Mesmo depois de 33 anos de sua promulgação o Brasil ainda precisa mudar

Na promulgação da Constituição de 1988, Ulysses Guimarães falou que aquela Constituição pretendia ser a voz, a letra, a vontade política da sociedade rumo à mudança

Jornal da USP
Jornal da USP
Palavra da Semana #30: Constituição - Mesmo depois de 33 anos de sua promulgação o Brasil ainda precisa mudar
/

A Palavra da Semana, um dos termos mais pesquisados e compartilhados na web, é Constituição. O termo está em evidência por conta das falas do presidente da República ao dizer que seu compromisso de levar ao Supremo um terrivelmente evangélico foi concretizado pela aprovação pelo Congresso Nacional de André Mendonça ao Supremo Tribunal Federal. Constituição são leis essenciais, normas, preceitos que regulam a vida de uma nação, são desenvolvidas e votadas pelos representantes do povo no Congresso. Dentre as mais antigas do mundo, temos a da Noruega, Suécia, Reino Unido, San Marino, Polônia, Estados Unidos e Holanda. A Constituição Federal do Brasil de 1988, também conhecida como Constituição Cidadã, rege todo o ordenamento jurídico do brasileiro, é a sétima do País e sua promulgação foi marcada pela fala de Ulysses Guimarães, que disse: “A Constituição pretende ser a voz, a letra, a vontade política da sociedade rumo à mudança. Quer saber mais sobre as Constituições já aprovadas no Brasil? Ouça no player acima.


Palavra da Semana
Produção e apresentação: Professora Deise Maria Antonio Sabbag -
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) 
Coprodução e Edição: Rádio USP Ribeirão 
Estagiária: Vitória Pierri
Vai ao ar às sextas-feiras

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.