Palavra da Semana #19: Elegância, a arte de fazer boas escolhas, já a deselegância é a arte de fazer más escolhas

No mundo contemporâneo o conceito de elegância e deselegância é uma qualidade individual, mas também coletiva, revelada nos comportamentos e reações sociais com um valor simbólico muito importante

Jornal da USP
Jornal da USP
Palavra da Semana #19: Elegância, a arte de fazer boas escolhas, já a deselegância é a arte de fazer más escolhas
/

A Palavra da Semana, considerada trending topics no Twitter e no Google, ou seja, que obteve maior compartilhamento ou maior busca na web, é deselegante, termo que pode ser utilizado para caracterizar uma pessoa que está com a roupa ou vestimenta desalinhada, desmazelada, ou para se referir a uma pessoa que não tem cortesia, grosseira e indelicada.

Mas a professora Deise Maria Antonio Sabbag considera particularmente interessante utilizá-la fazendo referência a uma pessoa que gosta de enganar as outras, ludibriar os indivíduos, neste contexto também é utilizada como corrupto, desonesto, imoral, desprovido de graça, sem harmonia.

A elegância, segundo alguns estudiosos, foi usada primeiro na capacidade de falar, expor ideias, escolher e dar alma às palavras usadas na oratória. No mundo contemporâneo o conceito de elegância e deselegância é uma qualidade individual, mas também coletiva, revelada nos comportamentos e reações sociais com um valor simbólico muito importante. Quer saber mais sobre a palavra deselegante, seus sinônimos, sua origem do latim e ainda fazer uma reflexão sobre a palavra e seu uso, ouça o player acima na íntegra.


Palavra da Semana
Produção e apresentação: Professora Deise Maria Antonio Sabbag -
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) 
Coprodução e Edição: Rádio USP Ribeirão 
Estagiária: Vitória Pierri
Vai ao ar às sextas-feiras

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.