Palavra da Semana #14: O termo Forças Armadas está diretamente vinculado à democracia

As Forças Armadas têm sua função democrática ao defender a pátria, ao garantir a lei e a ordem, e ao defender os Poderes constituintes Executivo, Legislativo e Judiciário

 16/08/2021 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 23/08/2021 as 13:32
Palavra da Semana - USP
Palavra da Semana - USP
Palavra da Semana #14: O termo Forças Armadas está diretamente vinculado à democracia
/

Forças Armadas foi o termo mais comentado nas redes sociais desta semana. Assim, no podcast Palavra da Semana a professora Deise Sabbag conta que as Forças Armadas são instituições nacionais permanentes e regulares, constituídas por três entidades, Marinha, Exército e Aeronáutica. A origem militar brasileira pode estar atrelada à chegada da família real portuguesa ao Brasil, pois quando a corte portuguesa transferiu-se para o Brasil o país adotou o modelo de justiça militar português, com iniciativa direta de D. João VI. A curiosidade é que alguns países não contam com Forças Armadas. Quer saber quais e, ainda, o motivo de não se falar de Forças Armadas sem falar de democracia, ouça o player acima na íntegra.


Palavra da Semana
Produção e apresentação: Professora Deise Maria Antonio Sabbag -
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) 
Coprodução e Edição: Rádio USP Ribeirão 
Coordenação: Rosemeire Talamone
Estagiária: Brenda Marchiori
Vai ao ar às sextas-feiras

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.