Palavra da Semana #10: O soluço está relacionado ao ato de falar e respirar

O ato de respirar para muitos este ano no Brasil não foi possível, pois faltou ar, oxigênio, com ou sem soluço; e o ato de falar pode nos envolver e embalar, mas também produz poderes e perigos

Jornal da USP
Jornal da USP
Palavra da Semana #10: O soluço está relacionado ao ato de falar e respirar
/

A Palavra da Semana é “soluço”, termo mais pesquisado na web. O soluço acontece de forma súbita e involuntária, geralmente passageira causada pela contração do diafragma, tipo de músculo que quando respiramos se contrai. Tem som característico. Os bebês soluçam bastante, mas os adultos também podem apresentar soluço. O soluço geralmente é algo simples, benigno, mas em alguns casos pode indicar alguma doença. Soluço pode ser nome de dança nos Açores, de música como a de Ângela Maria, Marcha do Soluço.  Quer saber mais sobre soluço, ouça o player acima na íntegra.


Palavra da Semana
Produção e apresentação: Professora Deise Maria Antonio Sabbag -
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) 
Coprodução e Edição: Rádio USP Ribeirão 
Estagiária: Vitória Pierri
Vai ao ar às sextas-feiras

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.