Olhar Brasileiro #92: Programa destaca o compositor, cantor e instrumentista Jards Macalé

Carioca do bairro da Tijuca, o músico foi influenciado pelos batuques do morro e pelos foxes, valsas e modinhas tocadas pelos pais

 23/03/2023 - Publicado há 1 ano
Olhar Brasileiro - USP
Olhar Brasileiro - USP
Olhar Brasileiro #92: Programa destaca o compositor, cantor e instrumentista Jards Macalé
/

O carioca Jards Anet da Silva nasceu dia 3 de março de 1943, no bairro da Tijuca, e aos 8 anos foi morar em Ipanema, onde ganhou o apelido de Macalé, como conta o pesquisador Omar Jubran no podcast Olhar Brasileiro, que retrata a trajetória do cantor, compositor, instrumentista, arranjador e ator.

“Jards Macalé iniciou sua carreira profissional em 1965, substituindo o violonista Roberto Nascimento junto ao Grupo Opinião. Basicamente, na década de 1960, atuou como instrumentista”, lembra Jubran. E acrescenta que recebeu refinada educação musical: “Foi aluno do maestro Guerra Peixe em piano e orquestração; de Peter Daulsgerg em violoncelo; de Ester Sciliar em análise musical e de Turíbio Santos e Jodacil Damasceno em violões. Também estudou composição na Pró-Arte, no Rio de Janeiro”.

Segundo Jubran, a carreira discográfica de Jards Macalé também se caracterizou por interpretações de criações de grandes nomes de nossa música popular. “Um exemplo disso é seu álbum de 1987, Quatro Batutas E Um Coringa, registrando composições de Paulinho da Viola, Lupicínio Rodrigues, Nelson Cavaquinho e Geraldo Pereira. A rigor, um tributo àqueles a quem considera ter dívidas de influência em seu trabalho”, informa.

Ouça o podcast nos links acima.

Este podcast reproduz o programa Olhar Brasileiro foi ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz), no dia 19 de maço de 2023. Dedicado à divulgação da música popular brasileira, Olhar Brasileiro vai ao ar sempre aos domingos, às 10 horas, com reapresentação na terça-feira, à 0 hora, inclusive via internet, através do site da emissora. Às quintas-feiras ele é publicado em formato de podcast no Jornal da USP.  O programa é produzido e apresentado pelo pesquisador Omar Jubran.

As edições anteriores de Olhar Brasileiro estão disponíveis neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.