Olhar Brasileiro #87: João de Barro, o Braguinha, “foi dos mais fecundos compositores da MPB”

Autor de mais de 500 canções, a maioria dedicada ao Carnaval, também tem em sua discografia versões e canções para histórias infantis, que são revisitadas neste programa

 16/02/2023 - Publicado há 1 ano
Olhar Brasileiro - USP
Olhar Brasileiro - USP
Olhar Brasileiro #87: João de Barro, o Braguinha, "foi dos mais fecundos compositores da MPB"
/

Carlos Alberto Ferreira Braga, o Braguinha, carinhosamente apelidado de João de Barro, nasceu no Rio de Janeiro em março de 1907 e faleceu na mesma cidade em dezembro de 2006. “Braguinha foi autor de mais de 500 canções, a maioria destinada ao Carnaval. Não é à toa que o compositor é um dos mais importantes representantes da geração denominada ‘Era de Ouro do Carnaval Brasileiro’, que vai de 1930 a 1942”, conta Omar Jubran no podcast Olhar Brasileiro.

Como informa o pesquisador, João de Barro é também um compositor de grandes obras não carnavalescas, incluindo versões e canções para histórias infantis, uma das facetas revisitadas no Olhar Brasileiro. “Também ficou famoso por realizar versões de célebres canções internacionais que, com letras em português criadas por ele, que foram gravadas por grandes nomes de nossa música”, conta Jubran, citando Sorri (Smile) e Luzes da Ribalta (Limelights), que são apresentadas no programa.

Ouça o podcast nos links acima.

Este podcast reproduz o programa Olhar Brasileiro foi ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz), no dia 12 de fevereiro de 2023. Dedicado à divulgação da música popular brasileira, Olhar Brasileiro vai ao ar sempre aos domingos, às 10 horas, com reapresentação na terça-feira, à 0 hora, inclusive via internet, através do site da emissora. Às quintas-feiras ele é publicado em formato de podcast no Jornal da USP. O programa é produzido e apresentado pelo pesquisador Omar Jubran.

As edições anteriores de Olhar Brasileiro estão disponíveis neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.