Olhar Brasileiro #84: Compositores e intérpretes desfilam suas canções sobre o Natal

Apresentado no dia 25 de dezembro, nada melhor do que relembrar a data através de composições brasileiras

Olhar Brasileiro
Olhar Brasileiro
Olhar Brasileiro #84: Compositores e intérpretes desfilam suas canções sobre o Natal
/

“O Olhar Brasileiro de hoje, até pela data, levará ao ar algumas canções brasileiras que falam de Natal. Compositores e intérpretes desfilarão por aqui, mostrando suas criações, cada um a seu modo”, comenta o pesquisador Omar Jubran.

O programa inicia com duas composições antigas, em gravações originais. Uma gravada no ano de 1934, Meu Natal, com Francisco Alves (parceria dele com Ary Barroso), acompanhado pela Orquestra Os Diabos do Céu; e a outra, de 1935, Dia de Natal, na voz de Carmen Miranda, acompanhada da Orquestra Odeon.

Há também canções natalinas mais recentes, de 2008: Natal das Crianças (Blecaute), com interpretação de Jane Duboc, acompanhada por Hanilton Messias (piano e flauta), Eric Budney (contrabaixo) e Nahame Casseb (bateria e percussão); e Boas Festas (Assis Valente), com Maria Bethânia, acompanhada pelo violão de Jaime Álem e pelo acordeom de João Carlos Coutinho.

Ouça o podcast no link acima.

Este podcast reproduz o programa Olhar Brasileiro vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz), transmitido no dia 25 de dezembro de 2022. Dedicado à divulgação da música popular brasileira, Olhar Brasileiro vai ao ar sempre aos domingos, às 10 horas, com reapresentação na terça-feira, à 0 hora, inclusive via internet, através do site da emissora. Às quintas-feiras ele é publicado em formato de podcast no Jornal da USP .  O programa é produzido e apresentado pelo pesquisador Omar Jubran.

As edições anteriores de Olhar Brasileiro estão disponíveis neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.