Olhar Brasileiro #82: O compositor Heitor dos Prazeres iniciou sua carreira nas rodas de samba

Viveu rodeado de simplicidade, com um talento privilegiado, quer seja como pintor, como poeta ou como músico

 15/12/2022 - Publicado há 1 ano
Olhar Brasileiro - USP
Olhar Brasileiro - USP
Olhar Brasileiro #82: O compositor Heitor dos Prazeres iniciou sua carreira nas rodas de samba
/

Como conta o pesquisador Omar Jubran no podcast Olhar Brasileiro, Heitor dos Prazeres nasceu no dia 23 de setembro de 1898, na cidade do Rio de Janeiro, na região da Cidade Nova, em plena Praça Onze, berço do samba carioca, e, em 1912, foi iniciado nas rodas de samba e começou a compor.

“Em setembro de 1931, Francisco Alves grava, acompanhado pela Orquestra Copacabana, o samba de Heitor dos Prazeres, Mulher de Malandro, que acabou tirando o primeiro lugar no concurso oficial de músicas carnavalescas, organizado pela Prefeitura do Rio de Janeiro, atingindo grande sucesso nos Festejos de Momo de 1932”, relembra Jubran

Segundo Omar, “Heitor dos Prazeres era bastante considerado nas rodas de samba, até porque era respeitado por ser um dos bons de pernada, como se dizia à época”. E continua: “Nessas rodas, mostrava suas composições, carregando o cavaquinho, que aprendeu a tocar antes de completar 10 anos”. Além disso, diz Jubran, o músico participou da criação de várias Escolas de Samba, tendo sido um dos fundadores da De Mim Ninguém Se Lembra, além de contribuir para o surgimento de outras, como Deixa Falar, Portela e Mangueira.

Em 1931, Heitor dos Prazeres se casou, mas essa união durou pouco, pois sua esposa viria a falecer em 1936. Foi então que, para preencher o vazio, aos 39 anos, começou a pintar e logo se tornou conhecido em exposições de Paris, de Moscou e do Senegal. “Contudo, Heitor dos Prazeres nunca abandonaria o samba, pois a música fora a primeira paixão de sua vida.”

Ouça o podcast no link acima.

Este podcast reproduz o programa Olhar Brasileiro, que vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz), transmitido no dia 11 de dezembro de 2022. Dedicado à divulgação da música popular brasileira, Olhar Brasileiro vai ao ar sempre aos domingos, às 10 horas, com reapresentação na terça-feira, à 0 hora, inclusive via internet, através do site da emissora. Às quintas-feiras ele é publicado em formato de podcast no Jornal da USP. O programa é produzido e apresentado pelo pesquisador Omar Jubran.

As edições anteriores de Olhar Brasileiro estão disponíveis neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.